Eis as alegadas demo tapes dos Black Sabbath gravadas em 1969, quando a banda ainda se chamava Earth e misturava free jazz com riffs megalíticos. E ainda o bootleg oficial de um dos primeiros concertos na sua história.
A demo foi produzida nos anos 60 e é, no mínimo, fabulosa. Há alguma disputa sobre a autenticidade de todos os temas presentes nestas fitas, todavia soam bem para caracinhas. Os Black Sabbath, quando ainda se intitulavam Earth, em 1969, já andavam a produzir grandes malhas. Malhas que mais tarde se transformaram no tipo de sonoridade característica dos fundadores do heavy metal e que apresentavam um tipo de som muito à frente no tempo. Algumas faixas, na melhor tradição King Crimson, entram no universo do free jazz e dos ácidos. São quatro temas que, além dos bootlegs digitais tiveram honras de surgir em algumas edições físicas marteladas: “The Rebel”, “When I Came Down”, “Thomas James” e “Early One Morning Blues”.
Os dois primeiros são legítimos, sem grandes disputas quanto à sua autenticidade. “The Rebel” foi gravada em 22 de Agosto de 69. Nas palavras e Rob Dwyer: «Ainda que os créditos no acetato original indiquem os Black Sabbath, a canção foigravada num período de transição [dos Earth para os Sabbath]. Foi escrita por Norman Haines. O Norman era teclista na banda Locomotive. Também fez parte desta sessão, tocando piano e órgão». Podem ler este comentário completo neste link.
“When I Came Down” é outra demo autêntica dos primórdios dos Sabbath, uma vez mais com a autoria de Norman Haines e, diz-se, gravada a 07 de Outubro de 1969. O título original, “When I Come Down” foi ligeiramente modificado para “When I Came Down”, depois das sessões de Iommi e companhia. Tudo o que sobrevive dessas sessões, até hoje, são os 54 segundos que se podem ouvir. Há uma versão de dois minutos no éter, mas são apenas esses 54 segundos repetidos. Importa também ler este artigo de Rob Dwyer e Joe D’Agostino.
Depois, “Thomas James” é indisputadamente uma falsificação. mesmo que o riff final evoque a sinistra progressão de “Black Sabbath”, tema que Geezer Butler trouxe dos dias dos Earth, esta não é uma gravação dos Sabbath ou dos próprios Earth ainda que, durante muitos anos, muita gente (incluindo quem vos escreve) pensasse que sim. A banda que se pode ouvir são os polacos SBB, a meio da década de 70, acompanhados pelo trompetista Tomasz Stańko.
Já “Early One Morning Blues” não é uma demo propriamente dita. Não foi gravada nesse ambiente. Mas algumas opiniões defendem que é uma cover ao tema original de Elmore James “Early One Morning”, com algumas alterações nas letras. Apesar de não ser uma demotape não há dúvidas de que são mesmo os Earth/Sabbath a tocar. Na verdade, trata-se de uma gravação de fita feita por Alex Wilson no mítico concerto da banda em Dumfries, na Escócia, no dia 16 de Novembro de 1969.
Aliás, há uma bootleg oficial nos canais dos colossos britânicos, no qual se pode ainda ouvir as primordiais jazz flutes que a banda começou por usar e que os Cathedral de Lee Dorrian haveriam de fundir também no seu doom metal. Disparem o player seguinte. Se pretendem ouvir o tema em questão, avancem para o minuto 46:08.
3 pensamentos sobre “As Arqueológicas Demo Tapes dos Earth [Pré-Black Sabbath]”