Esben & The Witch Preparam “Hold Sacred”

Anunciado para Maio, os Esben & The Witch começaram paulatinamente a revelar o álbum “Hold Sacred”. Os dois primeiros singles reflectem sobre as sombras no âmago do ser humano, como a depressão e a auto-aceitação.

Dizer que as rosas também possuem espinhos é um dos lugares mais comuns que existem e usar isso como analogia à voz de Rachel Davies também não será, propriamente, revolucionário. Mas a intensidade tão doce quanto áspera de Esben And The Witch, também não desabrochou do nada. Com o álbum “A New Nature” (em 2014), o trio mudou muitas coisas. O que não mudou foi o muito de uma estranha atmosfera gótica que não é, exactamente, gótica, herdada de PJ Harvey. Uma melancolia bucólica rasgada pelo urbanismo punk que a colaboração com um guru como Steve Albini fez surgir.

Os Esben & The Witch, que não lançam música nova desde o muito aplaudido “Nowhere”, de 2018, vão editar o seu sexto álbum, intitulado “Hold Sacred”, em Maio de 2023. Segundo comunicado de imprensa, o trio britânico começou a desenvolver esboços grosseiros das músicas que aparecem no novo longa-duração numa casa rural nos arredores de Roma ainda em 2019.

As sessões passaram ainda pelas paisagens marítimas em redor da Invicta cidade do Porto e em zonas rurais de França e Alemanha. A banda assim o refere no Bandcamp oficial dedicado a “Hold Sacred”.

A vocalista Rachel Davies explica, a respeito deste trabalho, que «tudo mudou e nada mudou. Este registo carrega a essência mais pura dos Esben & The Witch desde que demos início à nossa carreira. Sinto-me orgulhosa por ainda nos mantermos fortes como um trio, como uma pequena família estranha que conseguiu criar algo fora da escuridão que brilha esperançosamente, como um diamante na lama. Tenho orgulho por não termos desistido, por mantermos toda a nossa integridade em tudo o que fazemos. Este é o som de três pessoas que se amam e se apoiam. Talvez este disco seja o nosso último, ou talvez seja apenas outro começo».

No início de Fevereiro de 2023, a acompanhar o anúncio oficial do álbum, a banda lançou um primeiro single. Intitulada “The Well”, a canção é descrita como «uma meditação misteriosa sobre a experiência da depressão» e, embora Davies comece a música num lugar bem escuro e isolado, planeia uma fuga, agarrando-se aos vislumbres de determinação e esperança. As sinestesias do tema surgem através de um vídeo-clip impressionante, que foi filmado dentro de uma gruta incrustada de conchas e fósseis, onde o quartzo brilha no escuro.

Já em Março de 2023, a banda revelou um novo single, intitulado “True Mirror”. Uma canção, refere a frontwoman, que nos fala de «aceitar-nos, a nós próprios, como somos realmente, mesmo que isso possa ser algo feio por vezes. Reconhecer-nos como um todo e questionar-ns que todo é esse. Permitir que isto se nos revele e aos outros e ter esperança que nos aceitem quando somos totalmente desnudos e só a nossa essência permanece. Sem máscaras, sem pretensões e gabarolice, puros e sem filtros. Vulneráveis. Assumindo as sombras do ser».

“Hold Sacred” é lançado a 12 de Maio de 2023, via Nostromo Records.

Leave a Reply