Os GOAT editam a banda sonora que criaram para a acladíssima série da BBC, inspirada no livro de Ben Myers. Exclusivamente em versão digital, “The Gallows Pole” estreia dia 7 de Julho. Os misteriosos suecos visitam o nosso país no Outono.
Os misteriosos suecos GOAT vão editar digitalmente a banda sonora que escreveram para o recente programa de televisão da BBC “The Gallows Pole”, através da Rocket Recordings, no dia 7 de Julho. A acompanhar este anúncio, a banda disponibilizou ouvir o tema “Jazzman”.
Houve muita agitação nas redes sociais entre fãs de prog rock, a partir do momento em que o livro escrito por Ben Myers estreou na sua versão televisiva, dada a natureza estética da música e o pano de fundo quase místico e pagão da série. “The Gallows Pole” foi adaptado para a televisão pelo realizador Shane Meadows (Dead Man’s Shoes, This Is England). A série, que se passa na zona rural de Yorkshire no século XVIII, conta uma história ficcionada baseada na história verídica de David Hartley e dos Cragg Vale Coiners, que se tornaram a maior fraude da história britânica.
«No início, inspirávamo-nos apenas na leitura do livro, tentando sentir a sua vibração e depois traduzir isso em música, com passagens do livro como trampolim para essas jams», explica a banda sobre o processo de composição da banda sonora. “The Gallows Pole” é a segundo banda sonora escrita pelos GOAT, depois de terem musicado o filme de terror independente britânico “Double Date”, de 2017. O álbum inclui cinco novas músicas extraídas da partitura para a série e três temas já existentes que o realizador Shanes Meadows elegeu do catálogo dos GOAT.
Podes ver a arte do álbum e a lista de faixas, de seguida, e disparar “Jazzman” no player no fundo do artigo. Pre-order The Gallows Pole.

HARD CLUB & LAV
Recordem-se de que os GOAT vão regressar a Portugal ainda este ano. A banda sueca apresenta o seu mais recente álbum, Oh Death, a 13 de Outubro no Hard Club, no Porto, e a 14 de Outubro no LAV, em Lisboa. Sucessor de Requiem (2016) e de Commune (2014), Oh Death aterrou dez anos depois de World Music (2012), a estreia em longa duração que levou o grupo, cuja identidade é ainda hoje desconhecida, a percorrer os quatro cantos do mundo — em Portugal, actuaram na edição de 2016 do Milhões de Festa, em Barcelos, e dois anos antes no festival Vodafone Paredes de Coura.
“Do The Dance” é o single de apresentação do álbum descrito, segundo as notas que acompanham o lançamento, como «uma festa onde todos são bem-vindos» e que invoca tanto o funk vicioso dos anos 70 como o pós-punk intenso do catálogo da ZE Records, que nessa mesma década nos deu trabalhos fundamentais de Suicide, Kid Creole e The Contortions.
Os bilhetes para os concertos, organizados pela promotora Crowdmusic, encontram-se disponíveis em crowdmusic.seetickets.com.