«Bring Spider-Man to me». Depois do icónico encontro, em 2018, entre os QOTSA e o Homem-Aranha de Werchter, na edição de 2023 do festival belga, o mais famoso super-herói da Marvel voltou a encontrar-se em palco com Josh Homme & Co.
No dia 2 de Julho, os Queens Of The Stone Age regressaram ao festival Rock Werchter, na Bélgica, e deram novamente de caras com o espectacular Homem-Aranha. Se seguem o percurso da banda, certamente que já tinham o famoso primeiro encontro. Em Julho de 2018, enquanto os QOTSA tocavam no mesmo festival, Josh Homme viu o mascarado na plateia e convidou o lançador de teias para o palco, enquanto a banda tocava “Millionaire”. O divertido momento, aliado à arrebatadora do malhão do álbum “Songs For The Deaf”, tornou-se verdadeiramente icónico.
No regresso ao festival, quando os QOTSA estavam a arrancar a malha “Make It Wit Chu” (do álbum “Era Vulgaris”), Homme voltou a ver o ícone da banda desenhada no meio da multidão – o que não foi difícil, é certo, devido ao fato de o pretenso Homem-Aranha estar a segurar um balão de diálogo com as palavras «Josh, wanna meet again?» A reacção de Homme, entre risos, foi imediata: «Cum caralho! É o cabrão do Homem-Aranha outra vez». Logo o frontman convidou o seu velho amigo para se juntar, uma vez mais, à banda no palco e maravilhou-se com a sua agilidade, enquanto o via fazer crowd-surfing até ao palco: «Vejam como se mexe».
Depois de uma calorosa recepção, o cantor e guitarrista deixou o microfone para o super-herói poder dirigir-se ao público. «Olá, Werchter!», disse o Homem-Aranha. «Vou ser breve. Tenho apenas uma coisa a dizer. Com grande poder…», naturalmente «…vem uma grande responsabilidade», respondeu a multidão presente no festival Rock Werchter. Um belo momento para todos. Podem recordá-lo (e ao encontro de 2018) nos players seguintes.
No dia 16 de Junho de 2023, os QOTSA editaram “In Times New Roman…” trabalho que veio fechar aquilo que, conceptualmente, pode ser considerado uma trilogia com os álbuns “…Like Clockwork” e “Villains”. O oitavo álbum de estúdio dos Queens of the Stone Age, é cru, brutal e áspero, mas com um refinamento musical que se revela mais a cada nova audição sucessiva – e a visão lírica de Joshua Homme é mais viçosa que nunca, pode ler-se na nossa review a “In Times New Roman…” (podes ler carregando na hiperligação).
A estreia de “In Times New Roman…” foi acompanhada por declarações públicas impactantes, quando Josh Homme revelou ter sido diagnosticado com cancro em 2022. No entanto, com a ironia que já se lhe conhece, o músico descreveu o seu diagnóstico como «a cereja no topo de um período interessante» da sua vida. Sem soar irreverente, o músico abordou de forma sincera a sua experiência numa entrevista recente e explica que foi já submetido a uma bem sucedida cirurgia para retirar o cancro, que conseguiu vencer no espaço de um ano. «Nunca digo que as coisas não podem ficar piores. Nunca digo isso e não aconselharia ninguém a dizê-lo. Mas digo que as coisas podem melhorar. O cancro foi apenas a cereja no topo de um período interessante, sabem? Estou extremamente grato por superar isso e, quando olhar para trás, vou vê-lo como um momento fodido — mas que me tornou melhor. Estou bem com isso. Há muitas coisas que quero fazer. E há muitas pessoas com quem quero fazer isso».
Não se sabe ainda se a RTP, televisão oficial do festival, irá transmitir o concerto, mas QOTSA estão confirmados no Palco NOS da 15ª edição do NOS Alive, no dia 8 de Julho de 2023. Com sorte, ainda passa por lá o Thor…