The String Revolution & Steve Stevens, A Versão Absconsa de Crazy Train

Um quarteto de guitarristas clássicos e Steve Stevens, o eterno shredder de Billy Idol, juntaram-se para homenagear Randy Rhoads numa versão flamenco do clássico “Crazy Train”, mas o resultado pode ter sido o oposto…

A editora Tallest Man Records, com sede em Los Angeles, editou uma espantosa versão meio flamenco de uma das mais emblemáticas canções de Randy Rhoads e Ozzy, “Crazy Train” (um dos temas do extraordinário “Blizzard”). Esta cover é assinada pelo quarteto de guitarristas The String Revolution, aqui com a participação de Steve Stevens. A ideia é prestar homenagem ao lendário Randy Rhoads e ao seu amor pela guitarra clássica. Stevens sempre foi um admirador confesso de Rhoads e o String Revolution é actualmente liderado por Janet Robin, que (pelos seus nove anos de idade) foi a única aluna feminina de Randy. Além de Robin, o grupo é composto pelo premiado guitarrista clássico austríaco Markus Illko, pelo multi-credenciado produtor, compositor e guitarrista suíço Daniel Schwarz e por Art Zavala Jr., guitarrista e artista underground de Los Angeles.

«Ao arranjar o ‘Crazy Train’, tentámos manter a energia e a vibração do original, mas queríamos dar-lhe o nosso cunho. Como Randy Rhoads, enquanto meu professor de guitarra, me costumava dizer: ‘Não tentes tocar como eu. Toca como tu’. Sempre tive isso em consideração e sinto que o String Revolution estava na mesma frequência: ser fiel ao original, mas virá-lo do avesso e dar-lhe uma nova vida. E é isso que penso que fizemos». Também Stevens está feliz com o resultado final e comentou: «Quando soube que o Randy Rhoads ia entrar no Rock And Roll Hall Of Fame fiquei entusiasmado. Demorou, mas foi merecidíssimo. Ao ser abordado para contribuir numa reimaginação de ‘Crazy Train’, do Ozzy… Mentalmente, tinha um único requisito, que fosse de modo algum semelhante à icónica versão original. Ao ouvir esta versão, duas coisas impressionaram-me imediatamente, funciona muito bem como uma peça para a guitarra espanhola e o Randy teria adorado. É do conhecimento geral que Randy era um belo guitarrista clássico, continuando a ter lições mesmo durante os seus dias ao lado de Ozzy. Espero que te tenhamos deixado orgulhoso, meu caro».

A irmã de Randy, Kathy Rhoads Dargenzio, também gostou e garante que ouvir esta versão lhe deixa «um enorme sorriso no rosto! A Janet Robin era uma das alunas de Randy, naquela época. Ver e ouvir a influência do meu irmão é agridoce. Ele teria adorado isto. Agradeço à Janet e à banda, por manterem a sua chama acesa! Está demais!»

Até aqui tudo certo. O caldo vai entornar é quando carregarem nesse play e perceberem que, depois daquele maldito acidente de avião, esta é capaz de ser uma das piores coisas que aconteceram a Randy Rhoads…

Leave a Reply