“Opiate”, o EP de estreia dos Tool, está a cumprir 30 anos. Para assinalar a efeméride, a banda criou uma versão reimaginada do tema e uma nova curta-metragem (o primeiro vídeo dos Tool em mais de uma década) para a acompanhar.
Os Tool vão celebrar os trinta anos do lançamento do seu EP de estreia. “Opiate” foi editado a 10 de Março de 1992. Em 2022 chega “Opiate²”, com uma versão reimaginada e alargada do tema título do EP que estará acompanhada por uma nova curta-metragem, o primeiro lançamento em vídeo da banda ao fim de 15 anos. Adam Jones trabalhou com o artista visual Dominic Hailstone (“Alien: Covenant”, “The Eel”) para este novo mini filme (cerca de 10 minutos). Hailstone também trabalhou com Jones no desenvolvimento do espectáculo visual da actual digressão de promoção ao álbum “Fear Inoculum”. “Opiate²” chega aos serviços digitais no dia 01 de Março, com o Blu-ray a seguir-se no dia 18 de Março e a incluir um livro de arte de 48 páginas com imagens dos bastidores e making-of, além de entrevistas e testemunhos de convidados especiais.
Primitivo, se nos seguirmos pelos padrões dos Tool, “Opiate” permanece mais desenvolvido e expressivo do que a maioria dos registos alt-metal surgidos até hoje. Sob as camadas de som mais cruas e abrasivas desses primeiros tempos da banda, há uma tensão que vai emergindo através de ritmos sincopados, bem planeadas texturas de guitarra e ferocidade vocal. As letras de Maynard James Keenan versam sobre religião (“Opiate”), retribuição (“Jerk-Off”) e hostilidade reaccionária (“Hush”). Apesar da sua simplicidade, “Opiate” já revelava alguns arranjos complexos que deixavam pistas sobre a progressão dos Tool. O EP inclui ainda duas gravações ao vivo e a faixa escondida, a psicadélica “The Gaping Lotus Experience”, que reflecte o bizarro sentido de humor da banda.
A raríssima demo tape “72826”, dos Tool, celebrou 30 anos no passado dia 21 de Dezembro de 2021. Desde o início da sua carreira, a banda ganhou a reputação, suportada pelas acções, de promover concertos de elevada intensidade. No entanto, a banda começou como tantas outras, por baixo. Neste artigo recordamos esses dias e o seu primeiro concerto, numa pequena sala em Los Angeles, apropriadamente chamada Club With No Name.
Em baixo, o filme de Adam Jones e Dominic Hailstone para “Opiate²” (apenas os três primeiros minutos, a versão integral está disponível em Blu Ray) e o áudio oficial em formato integral. Dispara os players.