O Troy Sanders Precision Bass é a nova assinatura do baixista de Mastodon com a Fender, um baixo de quatro cordas equipado com PUs Jazz Bass e Split-Coil P-Bass, modificados por Tim Shaw, e um visual evocativo das bestas sónicas da Geórgia.
A Fender uniu esforços a Troy Sanders e desenvolveu um novo Precision com a assinatura do baixista dos Mastodon. O portentoso baixo Silverburst está carregado com singulares apontamentos visuais e sónicos, como um pré-amp de carácter custom, pickups com o design de Tim Shaw e grafismos alusivos a Sanders e aos Mastodon.
Olhando com mais detalhe aos specs, este instrumento de quatro cordas possui um corpo em alder e um braço de 34” em maple, com perfil custom ’70s P-Bass “C” e um raio de 9.5” na escala em rosewood que está adornada com 20 trastes médio-jumbo, entalhes White Pearloid Block e a pestana em osso sintético. Sonicamente, existe um par de pickups personalizados pela guru Tim Shaw: um Troy Sanders Single-Coil Jazz Bass (ponte) e um Troy Sanders Split-Coil P-Bass (meio). O seu som é ajustado pelo botão de master volume, pelo selector de pickups e por um pré-amp activo de engenharia custom, com controlos de treble e bass. Por fim, o baixo também possui alternador de circuito activo/passivo.
No hardware, o Sanders P-Bass ostenta uma ponte de quatro saddles HiMass Vintage e afinadores open-gear de produção em série. Os detalhes personalizados incluem o logo ‘Remission’ dos Mastodon na placa do braço, o entalhe ‘Emperor of Sand’ no 12º traste e um decalque da assinatura de Sanders na face posterior da cabeça do instrumento.


«O Troy Sanders Precision Bass está para além de tudo o que poderia imaginar – cada vez que o vejo sinto-me humilde e pequeno. Facto engraçado, o esquema de cores Silverburst tornou-se o meu favorito, uma vez que ambos os guitarristas Mastodon têm estado a ‘rocká-los’ desde o primeiro dia. Nos nossos primeiros anos, a ideia deles era que eu conseguisse um também para que pudéssemos estar em uníssono Silverburst no palco. A minha característica favorita é o ícone da abelha operária na placa do braço – que é inspirado no álbum ‘Remission’ e simboliza a nossa ética de trabalho e compromisso. Mal posso esperar que músicos de todo o mundo deitem as mãos a este P-Bass e o shredem», atesta Troy Sanders no press que acompanha o lançamento.
O Troy Sanders Precision Bass surge acompanhado por um estojo/saco de viagem deluxe e já está no mercado, a valer uns mil e quinhentos dólares. Podem ouvi-lo em acção no vídeo promocional oficial, no player seguinte. Se procuram mais info sobre o instrumento, visitem a Fender.