17º Aniversário da Lovers & Lollypops em Disco

Fundada em 2005 e com quase uma centena de edições, a Lovers & Lollypops aproxima-se da maioridade. A editora nacional lançou uma compilação comemorativa que viaja por estas quase duas décadas de música.

Corria o ano de 2005 quando, depois de participar no circuito independente de Barcelona, Joaquim Durães voltou a Portugal com novas ideias e objetivos (e podem saber mais sobre esse percurso neste artigo). Entre esses estava a criação de uma editora. Ao fim de quase duas décadas, a Lovers & Lollypops ocupa hoje um lugar de destaque na cena musical portuguesa, destacando-se pelo seu espírito eclético e uma incessante procura de novas ideias e linguagens e contando já com praticamente uma centena de edições. A celebrar exactamente o seu décimo sétimo aniversário, a label nacional acaba de editar uma revisão da matéria dada, através de um sampler do seu percurso.

Em discurso directo, a Lovers deixa-nos o press release: «E eis-nos de repente à porta da maioridade. Dezessete anos volvidos desde a primeira edição, continuamos a habitar os nossos dias de histórias e desafios, ao lado de bandas e artistas que nos ajudam a celebrar o inconvencional, a encontrar conforto no desafio e a apaixonarmos pelo que ainda está para vir. Não podíamos celebrar esta data de outra forma que não fosse com o lançamento de mais um disco, uma espécie de revisita (sem saudosismo) ao caminho que nos trouxe até aqui, selecionando um conjunto de temas que, de alguma forma, resumem cada ano de vida. Integrados nesta compilação estão temas de: Filho da Mãe, Sikhara, Lobster, Dansse Damaje, The Astroboy, Black Bombaim, The Glockenwise, Equations, Jibóia, Killimanjaro, Medeiros Lucas, Stone Dead, João Pais Filipe, Angélica Salvi, Ece Canlı, Conferência Inferno, Long Way to Alaska e Sereias. Juntamente com esta compilação aniversariante abraçamos mais um projecto, numa colaboração com coletivos e projectos que habitam o dia-a-dia cultural do Porto, aquela que é (sempre) a cidade de onde partimos. Uma série limitada de macacões, personalizados com as ideias bordadas da Tilo, e “trazida à vida” por um vídeo dos Ovo Estrelado. Seis cores, 3 tamanhos, trinta e três modelos diferentes entre si».

Os pacotes macacão + compilação podem ser adquiridos no bandcamp da editora por 50 euros. A compilação está ainda disponível para escuta em streaming na mesma plataforma.  Basta disparar o player “embutido” em baixo.

Leave a Reply