Budda Power Blues & Maria João ao Vivo

Os dois volumes “The Blues Experience” são o resultado da parceria inusitada entre, aquela que é considerada por muitos a melhor banda de blues nacional, os Budda Power Blues, e a diva do jazz, Maria João. Para lá dos discos, é ao vivo que atingem expressividade máxima, ei-los no Wine & Blues Fest.

No press release que acompanhava o primeiro álbum, podia ler-se: «Falamos de um disco de Blues, mas desengane-se quem possa pensar que se trata de um exercício de estilo. Trata-se de Blues do século XXI, amplamente influenciado por todas as sonoridades que fazem parte do quotidiano de Maria João, Budda Guedes, Nico Guedes os intervenientes deste disco. Composto por 10 canções que versam sobre assuntos muito pessoais e frequentemente autobiográficos, “The Blues Experience” é um disco que percorre várias linguagens do blues, resultado do desafio lançado por Budda Guedes a Maria João. Este álbum é editado com o selo da Mobydick Records».

Depois de o primeiro trabalho ter sido tão bem recebido pelo público e pela crítica, os Budda Power Blues voltaram a juntar-se com Maria João para o segundo disco desta saga. Uma nova experiência pelo mundo do Blues, despida de preconceitos.  A mistura do poder crú do power trio de Braga e da delicadeza da diva do jazz é contagiante e mágica, com um resultado único. O segundo disco é mais baseado na experiência dos concertos que promoveram o primeiro, construindo canções à volta das improvisações e inspirado na magia criada ao vivo, por colectivo orgânico que se move e cria em tempo real. Budda Guedes assinou mais uma vez a música e letras, à excepção de “Missing You” da autoria de Nico Guedes. Como em todos os discos Mobydick Records, Budda Guedes é o responsável pela gravação, produção e mistura do disco enquanto Nico Guedes assume a responsabilidade dos vídeos e de todo o trabalho gráfico.

Todavia, os concertos são realmente onde este quarteto improvável mais brilha e onde esta química cozinhada em directo e sem rede se revela na sua mais poderosa combinação. Por isso aqui deixamos a portentosa actuação em Reguengos, no Wine n’ Blues Fest, em 2017. Foi a primeira edição deste festival que foi também o 1º Festival Internacional de Blues do Alentejo. Ainda antes da edição do segundo disco, que chegou no Verão de 2021. Antes desse registo, os Budda Power Blues ainda editaram “Back To Roots” – aqui em review – em 2018. Sem demoras, disparem o player.

Leave a Reply