Crazy Tube Circuits Crossfire

«Inspirado numa das mais icónicas combinações pedal/amplificador», o Crossfire é um pedal analógico com circuitos paralelos para evocar sons à Stevie Ray Vaughan, garante a Crazy Tube Circuits.

A Crazy Tube Circuits revelou a mais recente entrada no seu roster de stompboxes – o Crossfire, pedal que é inspirado por «uma das mais icónicas combinações pedal/amplificador» de todos os tempos. A combinação em questão refere-se aos amplificadores Fender da década de 60 e um certo pedal de overdrive verde da década de 70. Dois aclamados produtos vintage – laudados pelos seus «sons volumosos e cintilantes» imortalizados por um músico como Stevie Ray Vaughan, por exemplo. Há uma quantidade razoável de controlos no Crossfire. O pedal está dividido em duas metades – uma para o amplificador e outra para o pedal, respectivamente.

No lado esquerdo, do amplificador, há botões de controlo para Volume e Gain, bem como um EQ de três bandas fácil de manipular. Estes são auxiliados por dois toggle switches. O primeiro, é um switch de headroom e pretende aumentar a quantidade de headroom disponível, ao oscilar entre um amplificador de potência 4x6L6 e uma secção de potência 2x6L6, enquanto o segundo, um bright switch, permite um boost na resposta de frequêcias agudas do pedal. O circuito é totalmente analógico e a Crazy Tube Circuits refere que segue de muito perto do design e vias dio amp valvulado da Fender no qual se inspira.

Quanto à outra metade do Crossfire, tem tudo o que se poderia esperar de um pedal clássico de overdrive. O esquema de controlo simplificado inclui parâmetros de Volume, Gain e Tone, que não precisam de grade explicação, embora ofereça versatilidade através de, uma vez mais, dois togglw switches e um switch interno. O switch de clipping, que muda entre estilos de recorte assimétricos ou simétricos, alinha-se ao lado de um comutador de gain que, como podem imaginar, permite um boost o nível de gain global. O switch interno, por sua vez, selecciona entre operação a 9V ou 18V para acrescentar headroom ao overdrive.

Há ainda um loop de efeitos passivo para garantir versatilidade nas opções de integração em rig e permite aos utilizadores operar cada lado do pedal de forma independente. O Crossfire foi anunciado com um custo a rondar os €219. Mais info na  Crazy Tube Circuits.

Leave a Reply