Duesenberg Guitars, Os Novos Modelos de 2021

A Duesenberg apresentou cinco novas guitarras eléctricas para o seu catálogo de 2021, incluindo modelos de assinatura para Jeff DaRosa (Dropkick Murphys) e Tom Bukovac. As três restantes são a Falken, a Senior e o modelo lap steel Fairytale.

Se tivéssemos que destacar algum destes cinco modelos seria fácil apontar a Falken, por ser um design absolutamente inédito e bonitinho para caracinhas, e a lap steel bastante versátil, carregada de recursos. Mas qualquer um dos cinco modelos é um mimo. As Duesenberg são guitarras de elite e não se devem esperar grande compatibilidade com as finanças da maioria dos mortais.

Podem descobrir mais na duesenberg.de ou fazer scroll para verificar as principais características de cada uma destas cinco guitarras.

The Falken | Esta solid-body é um design completamente novo na Duesenberg. A marca diz que a construção em alder oferece uma resposta muito viva, sustain alargado e resistência ao feedback. O braço fixo é em maple, com um perfil “D” médio, e a escala de 22 trastes é em rosewood indiano. Na electrónica estão dois pickups Split/King, cada um com o seu switch específico. Podem optar pela versão de ponte fixa ou ponte vibrato, no caso da última surge um Radiator Tremola da Duesenberg. A Falken está disponível no único acabamento preto e vem acompanhada de estojo rígido.

The Senior | Modelo bastante simplicado que inclui um único pickup Split/King e selector que permite alternar entre os modos single-coil, humbucker ou “meio-termo”. O corpo em mogno possui câmaras de ressonância, aumentando este parâmetro no som e tornando a guitarra mais leve. Todo o hardware é da Duesenberg, desde a ponte “wraparound” aos Z-Tuners. Disponível nos acabamentos Black e Blonde, acompanhada de estojo rígido.

Fairytale (Split/King Edition) | Versátil modelo lap steel com uma série de soluções de hardware que potenciam a musicalidade e definição sonora. Os dois pickups Split/King estão ligados a um conjunto de controlos de volume e tone, a um selector de três posições e aos dois alternadores de modo de operação Split/King. Há um capo deslizante, o Capodaster, integrado na guitarra, tal como um mecanismo Multibender, configurável para cordas diferentes e com capacidade para criar bendings até um tom inteiro.

Alliance Series Jeff DaRosa | Modelo muito similar ao Senior. Contudo, a Jeff DaRosa tem no seu controlo de volume um Speed Pot, com um ângulo rotativo mais reduzido para permitir ajustar o volume mais rapidamente. Outras características de assinatura incluem o apoio de braço tipo Banjo, os botões custom, o revestimento traseiro e o acabamento Catalina Green Burst.

Alliance Series Tom Bukovac | Semi-hollow com a assinatura do veterano músico de sessão. Aliás, a guitarra possui a alcunha “The Session Man” e surge num corpo em maple, com o braço fixo na mesma madeira e escala em rosewood indiano. As opções sónicas são várias, fruto de um par de humbuckers GrandVintage e ainda um pickup piezo. No hardware está um Diamond Deluxe Tremola, os Z-Tuners da Duesenberge saddle em aço na Piezo Bridge.

Leave a Reply