EHX Ressuscita o Sovtek MIG-50

A Electro-Harmonix relançou o seu remake do amplificador Sovtek MIG-50. Desta vez num lançamento direccionado globalmente, uma vez que a marca já «recebeu todas as certificações internacionais de segurança necessárias para enviar estes amplificadores para todo o lado».

Depois do cancelamento em 2020, a Summer NAMM esteve de regresso a Nashville nos dia 15 a 17 de Julho de 2021. Com cautelas e um rígido plano de segurança, mas num formato bastante próximo do tradicional, aberto ao público. Nesse sentido, as marcas estão a anunciar várias novidades para o segundo semestre de 2021 em diante, caso da EHX e deste MIG-50.

O amplificador é uma recriação fiel do lendário Sovtek MIG-50, com alguns ajustes modernos ao desenho e circuito originais. O Sovtek original ganhou muita da sua reputação graças à riqueza do seu som e ao calor dos seus harmónicos, características reminiscentes dos Fender Bassman.

Quanto ao amplificador que a EHX constrói na sua fábrica nova-iorquina, a sua arquitectura dispõe de dois canais – I e II, normal e bright respectivamente – e um esquema de controlos bastante simples, composto por um EQ de três bandas e controlo de presence ao lado de um volume para cada canal. Uma Mullard 12AX7 e duas Tung-Sol 12AX7, no pré, são as válvulas que seguem para o estágio de 50 watts de potência, que recorre a duas Tung-Sol 5881 por sua vez. Estas fornecem headroom de sobra, o que significa que o amplificador deve aguentar bem os pedais que usarem. O amp é também compatível com colunas de 4, 8 ou 16 ohm.

Sucede que, após a sua apresentação ao mercado, se fizeram sentir os constrangimentos de exportação causados pela pandemia e, logo de seguida, a escassez de válvulas que a invasão da Ucrânia ditou sobre os materiais russos, através de proibições de exportação. Aliás, fundador da Electro-Harmonix, Mike Matthews, foi uma das vozes que alertou sobre o presente e o futuro da produção de válvulas para amplificadores. Falando sobre o que descreveu como a «crise dos Circuitos Integrados digitais», Matthews citou o encerramento de uma fábrica na China, colocando uma enorme pressão sobre as instalações russas da New Sensor, propriedade de Matthews, para suprir a procura global de válvulas de amps. Podem ler sobre tudo isso, clicando na caixa seguinte.

Ainda que a guerra continue, a situação dos componentes está a ser progressivamente estabilizada e o EHX MIG-50 está de regresso às produção e às lojas. Embora ainda não tenham sido revelados todos os detalhes sobre os distribuidores internacionais, algumas lojas portuguesas mostram o amp no seu catálogo (os preços situam-se em torno dos €700). Podem descobrir mais info e specs na EHX e podem ouvir o cabeço em acção, no vídeo oficial da Electro-Harmonix, no player seguinte.

Um pensamento sobre “EHX Ressuscita o Sovtek MIG-50

Leave a Reply