Numa actuação maníaca, Mike Patton liderou Dave Lombardo, Buzz Osborne, Trevor Dunn, Dale Crover e David Scott Stone em Londres, em 2006. O concerto no Kentish Town Forum é uma demente fantasia vanguardista de sludge, prog, electrónica e jazz.
Quando começou o lockdown, a Ipecac Recordings deu início à séria “Stay-In Cinema”. A reputada editora foi partilhando concertos de bandões do seu roster de forma oficial, em streaming, no seu YouTube. Quando chegou a última semana da iniciativa, apetecia dizer que a Ipecac guardou o melhor para o final: o singular concerto Fantômas/Melvins Big Band, uma das ocasiões que juntou os comandados por Mike Patton aos colossos do universo alternativo de Seattle, de Buzz Osborne e Dale Crover, em Londres, no dia 01 de Maio de 2006. Dave Lombardo, Trevor Dunn e David Scott Stone são os restantes ases deste line-up fenomenal que arrasou o Kentish Town Forum.
Dizer que isto são mais de 60 minutos de música de vanguarda é um eufemismo grave, considerando o pedigree de todos os envolvidos. Todavia, este concerto só apelará aos fãs hardcore de qualquer uma das bandas, talvez mais aos de Fantômas, uma vez que os riffs sludge dos Melvins surgem algo diluídos pela loucura de Patton e das suas esquisitices “Captain Beefhearticas”, através de gritos e vociferações bélicas e gesticulações, enquanto empresta aos temas algumas sintetizações e samplagens. É difícil descrever o caos aqui criado – não é exactamente metal, no entanto há momentos de enorme peso. Há laivos clássicos, prog e jazz lançados numa lamacenta mistura de drone e sludge que torna todo este evento de difícil absorção. Apesar de tudo, é virtualmente impossível desligar do concerto, apanhados no turbilhão da parede de amplificação e na actuação maníaca e demente de Patton.
Entretanto, a Ipecac removeu o concerto do seu canal oficial, mas o mesmo persiste nas plataformas de streaming em bootleg que podes disparar no player seguinte…