Jam Pedals Seagull

A Jam Pedals estreou o Seagull. Um pedal híbrido este wah, capaz de recriar aquela ressonância estranha de David Gilmour em “Echoes”, dos Pink Floyd.

O efeito que referimos e que estarão a evocar mentalmente foi obtido com Gilmour a ligar um pedal wah ao contrário – naturalmente, como quase sempre nestas lendas, por acidente. Uma das características de um circuito wah é criar uma ressonância relativa à impedância do jack de saída (que neste caso ficou a operar como o jack de entrada), permitindo ajustar o pitch e o timbre ao retocar o controlo de tone.

O Seagull, da Jam Pedals, é capaz de igualar esse efeito através de um filtro “cocked wah”, construído com o mesmo idutor Red Fasel do wah Jam Wahcko. Este filtro pode ser operado como um filtro normal, fixo. O switch “C” inverte o circuito e coloca o pedal no modo Seagull. O filtro em si é controlado por dois botões: L e F, que ajustam o volume de saída da unidade e a frequência do filtro, respectivamente. Depois, o switch “S” alterna entre três sweeps de frequência diferentes. A Jam Pedals vinca que para se obter o melhor desempenho do modo Seagull, deve usar-se uma guitarra com pickups passivos e não colocar pedais “buffer” em posições anteriores na cadeia de sinal.

O footswitch do pedal pode operar de modo tradicional ou como um switch momentâneo, quando é mantido pressionado. De resto, o pedal tem um artwork alusivo a “The Wall” e um raio-X a uma gaivota (seagull). Mais detalhes na jampedals.com.

Leave a Reply