King Crimson, O Bootleg Oficial da Tumultuosa Digressão de 2021

O novo álbum ao vivo dos King Crimson chegou através da DGM. “Music Is Our Friend” extrai o seu nome da digressão que as lendas do prog realizaram na América do Norte e é um bootleg oficial do último concerto da mesma, em Washington, em Setembro de 2021.

O conjunto de 2CDs inclui quatro peças do primeiro concerto da segunda etapa da digressão em Albany. Em conjunto, estas faixas representam tanto o início como o fim de uma digressão que teve lugar apesar de questões quase intransponíveis. Originalmente programada para 2020, adiada por um ano inteiro devido à pandemia, a digressão começou em Julho, na Florida, na altura da última vaga Covid e a banda deslocou-se por todo o país, numa bolha, no tour bus. Após um intervalo de duas semanas devido a conflitos de horários, voltaram à estrada novamente, com os Zappa Band como banda de suporte.

Então foram confrontados com concertos que tiveram de ver as salas alteradas devido a condições climatéricas bastante severas – uma sala inundou um dia antes de um concerto, uma data ao ar livre em Nova Iorque foi transferida para o Beacon Theatre e até um membro da banda voou para o hospital via helicóptero… Os King Crimson, no mínimo, enfrentaram uma série de condições desafiantes neste tour. Felizmente, o membro da banda recuperou totalmente e não faltaram concertos, apesar da série de contratempos e obstáculos.

Quando os King Crimson chegaram a Washington DC, a banda já estava numa forma feroz e a tocar um alinhamento poderoso e enérgico, com alguns arranjos reformulados e diferentes de digressões anteriores. Aí inclui-se a secção central de “Larks’ Tongues In Aspic Part One” refeita e que não era tocada desde 1973; arranjos substanciais nos teclados; Tony Levin no ~contrabaixo eléctrico durante “Neurotica”, dando à peça um balanço extra; e há ainda a emocionante “Starless” a encerrar o alinhamento e a imensamente poderosa “21st Century Schizoid Man” como encore.

Ao contrário do concerto de Washington DC, as performances do concerto ‘Friends and Family’, em finais de Agosto de 2021, no The Egg, em Albany – onde se deu a abertura da segunda parte da digressão – têm um toque mais intimista. Como convém numa sala de dimensões reduzidas e o público mais concentrado, o som e o ritmo proporcionam uma oportunidade de ouvir uma série de material que não foi tocado em Washington devido a limitações de tempo.

Dessa forma, no segundo disco surge uma actuação pungente de ‘Islands’ – talvez a melhor gravação desta canção pelos King Crimson na opinião de David Singleton, o produtor da banda, que também preparou todo o áudio para este lançamento, que podem encomendar aqui.

CD One: 1. Introductory Soundscape; 2. The Hell Hounds Of Krim; 3. Larks’ Tongues In Aspic Part I; 4. Pictures Of A City; 5. The Court Of The Crimson King; 6. Red; 7. Tony Cadenza Deals It Slitheryacious-To-The-Max; 8. Neurotica; 9. One More Red Nightmare; 10. Indiscipline | CD Two: 1. Epitaph; 2. Radical Action II; 3. Level Five; 4. Starless; 5. 21st Century Schizoid Man; 6. Tony Cadenza Serves It Piping Hot; 7. Discipline; 8. Larks’ Tongues In Aspic Part II; 9. Islands

Um pensamento sobre “King Crimson, O Bootleg Oficial da Tumultuosa Digressão de 2021

Leave a Reply