Mattoverse Solar Sound

A Mattoverse apresentou o Solar Sound, um pedal de overdrive que se alimenta através de energia limpa, nomeadamente das fontes de luz ambiente.

Não é caso único no mundo, mas não deixa de ser de assinalar um pedal com o foco na sustentabilidade e este extrai a sua energia de fontes de luz naturais ou artificiais e emite um sinal áudio que apresenta variações com base na quantidade de luz que o seu painel solar preserva, mas não necessita, efectivamente, de qualquer fonte de alimentação. No que respeita às suas funções, o Solar Pedal opera num circuito de ganho simples baseado em transistores, que foi ajustado para tirar partido da sua baixa corrente eléctrica, uma capacidade fornecida pelo painel solar quando este está a ser utilizado.

O design do pedal está também bastante simplificado, com apenas dois controlos: um para ajustar o master volume mestre e o outro para definir a quantidade de gain. Com uma chassis de alumínio, o Solar Sound apresenta uma simples placa frontal de madeira a dar algum luxo, bem como uma cobertura de protecção em acrílico transparente para o compacto painel solar. Os dois jacks I/O surgem no topo, para facilitar o acesso em integração numa pedalboard. Sonicamente, o Solar Sound promete tudo o que se encontra desde «sons de gain atenuado, passando por overdrive ligeira, até distorção suave». Naturalmente, tudo isto vai ficando mais silencioso à medida que o sol se põe.

O Solar Sound já está disponível no mercado, em quantidade limitada e com um preço a rondar os $229 (dólares). Demo no player seguinte. Mais info em mattoverse.com.

Leave a Reply