Mike McCready Escavaca 20 Mil Paus de Gear em Palco

No concerto de Amsterdão que encerrou a desastrada digressão europeia dos Pearl Jam, o guitarrista Mike McCready deu cabo de guitarra, amp, coluna e pedaleira. Um disparatado massacre…

Os Pearl Jam encerraram recentemente a sua digressão europeia, com um concerto em Amesterdão, a 25 de Julho de 2022, na sequência de vários cancelamentos de datas devido aos problemas vocais do frontman Eddie Vedder. Talvez desagradado com esta situação ou, simplesmente, numa demoníaca canalização do seu Pete Townshend interior, durante a tradicional música de encerramento da banda (a versão de “Rockin’ In the Free World”, original de Neil Young), o guitarrista Mike McCready escavacou o seu equipamento em palco. Não se limitou a vitimar a Sunburst Strat que estava a usar, como também destruiu o seu amplificador e a sua pedaleira no processo.

Embora seja inconclusivo que guitarra sofreu este terrível destino, muito provavelmente trata-se de uma réplica da sua assinatura com a Fender, a Strat que a Custom Shop da marca recriou em 2021. Pois bem, a guitarra é uma réplica perfeita da Stratocaster de 1960 do guitarrista dos Pearl Jam. Como se refere no artigo principal, a revelação surgiu quando Vincent Van Trigt, Master Builder da Fender Custom Shop, desmontou a guitarra para a dissecar, de modo a planear a réplica e conseguiu finalmente apurar todas as marcas de catalogação e construção. Revista a história, esta recriação Custom Shop contém todas as características originais do modelo de McCready. O acabamento, com todas as sovas que já levou perfeitamente replicadas, é um verniz Sunburst sobre um corpo de duas peças de alder, com o braço flat-sawn maple, com perfil 1960 Oval C, e escala em rosewood com 21 trastes. Na electrónica surge um conjunto de pickups bobinados artesanalmente por Josefina Campos. Estão ligados a um alternador de cinco posições e aos controlos vintage da Stratocaster, com volume, tone e treble bleed. A ponte vibrato, de sincronização vintage, conta ainda com bloqueador Callaham. De resto, a pestana é em osso e os afinadores também são vintage.

A guitarra vem acompanhada de um luxuoso estojo rígido, correia, certificado de autenticidade e o ‘McCready Case Candy Kit’. Apenas foram construídas 60 réplicas para todo o mundo. Chegaram ao mercado em Abril e se quisessem uma, em moeda europeia, teriam que rebentar 14,999 paus. O que, uma vez mais e literalmente, o guitarrista dos Pearl Jam fez. Aliás, se a isso somarmos amp, coluna e pedais, talvez as coisas subam para os 20 mil…

Disparem o vídeo (capaz de ferir susceptibilidades), o massacre começa pelo minuto cinco.

A foto na entrada do artigo é de Tim Durkan Photography, extraída do Facebook oficial do músico.

Leave a Reply