MONsTRA

MONsTRA Luthiers 2024

É já em Fevereiro, em Coimbra, que decorre a edição de 2024 da MONsTRA Luthiers da ASMUSITEC, que pretende ser simultaneamente uma mostra e montra para os trabalhos realizados por luthiers ou artesãos, na área dos instrumentos musicais ou equipamentos relacionados com a música.

A 1ª edição da Mo(n)stra, realizada em 2019, contou com 20 expositores, de norte a sul de Portugal, onde estiveram expostos, por exemplo: guitarras eléctricas e acústicas, baterias, pedais de efeitos, colunas, instrumentos de percussão, instrumentos tradicionais, e outros acessórios diversos. A pandemia impediu assembleia no ano seguinte, mas em 2021, a ASMUSITEC (Associação de Músicos e Técnicos), entidade sem fins lucrativos, organizou a 2.ª edição nos dias 16 e 17 de Outubro. Entre os presentes estiveram, por exemplo, Fernando Meireles – Luthier, a Futone Guitars, Rui Silva GuitarsGroove Drum Co. ou Cândido Jacob Luthier.

Novo pulo em 2022 e 2023 trouxe consigo a 3.ª edição do evento, que foi realizado num novo espaço: no Conservatório de Música de Coimbra. Os pressupostos são os mesmos em 2024, na 4.ª edição, a realizar nesta nova casa nos dias 24 e 25 de Fevereiro.

A MONsTRA DE LUTHIERS, organizada pela ASMUSITEC – Associação de Músicos e Técnicos, é uma mostra de trabalhos realizados por luthiers/artesãos na área dos instrumentos musicais ou equipamentos relacionados com a música. Pretende-se desta forma, fomentar o empreendedorismo de actividades de idealização, criação, produção e fabrico de instrumentos e outros equipamentos ou serviços ligados à atividade musical e do espetáculo, desenvolvidos de forma artesanal em pequena escala, promovendo a sua apresentação e aproximação aos potenciais interessados.

Andy Manson

Entre os construtores já inscritos para esta edição, com muitos a repetirem a sua presença neste evento que tem vindo a crescer paulatinamente, destaca-se o regresso, da Andy Manson Custom Guitars! Andy Manson é um luthier inglês, a residir há uma década na Zona Centro de Portugal, reconhecido mundialmente como um dos construtores de guitarras mais importantes das últimas décadas.

Tornou-se tanto mais conhecido quanto clientes mais célebres foi tendo. Desde logo, Jimmy Page e John Paul Jones, dos Led Zepellin Mas há mais, bem mais: «O Ian Anderson [Jethro Tull] deve ter umas seis guitarras. Quem mais? O Mike Oldfield tem duas. O Matt Bellamy, dos Muse, também duas. O Andy Summers dos Police também. Não me lembro de todos… O Josh Homme, dos Queens of the Stone Age. O John Paul Jones tens umas 15 [risos]. O Jimmy Page tem uma».

A MONsTRA as presenças já habituais da DaRibeira – Guitars & Cabinets, construtor de colunas de madeira maciça personalizadas para guitarra e teclados, e guitarras elétricas personalizadas, e das palhetas focadas na sustentação ambiental MARS PICKS. A Laborda Guitars, boutique da Figueira da Foz, é um dos veteranos da MONsTRA, tal como a Daro Guitars, ambas novamente presentes. Outro regresso é o da Futone Guitars que expõe o seu trabalho em Coimbra desde a primeira edição. A Futone Guitars é uma marca nacional de guitarras boutique, opera em Alcanena, fundada por Paulo Gonçalves. O luthier constrói modelos custom. Um dos que já destacámos na ROMA INVERSA é o de assinatura de Budda Guedes.

Montenegro & Ergon

Por falar em assinaturas, a Mironar 285 JL é a deslumbrante guitarra de assinatura de Jorge Loura da Montenegro Instruments. Construída pelo jovem luthier português Hugo Montenegro, é um poderoso e versátil modelo barítono, com dimensões de uma guitarra de seis cordas normal. Reza a lenda que foi na Galloup School of Guitar Building and Repair, academia profissional para guitar techs e luthiers, no Michigan, nos Estados Unidos, que o Hugo Montenegro aprendeu o seu ofício.

Inicialmente, o jovem luthier de Vale de Cambra, sediado no Porto, focou-se nas reparações de guitarras eléctricas até, aos poucos, ir concebendo os seus próprios instrumentos. E se há um ano ainda não tinha protótipos suficientes para colocar em exposição, 2024 promete ser o ano da Montenegro Instruments, que se estreia na MONsTRA.

Adriano Sérgio é um construtor de guitarras e o proprietário da Ergon Guitars e da Guitar Rehab Lisbon. Antes de se dedicar totalmente à construção, Adriano passou 20 anos na estrada com grandes artistas como Anthrax, Type O Negative (um dia haveremos de convencê-lo a partilhar histórias deste tempo) e Ozzy Osbourne. Desde que deixou a vida de estrada, cria guitarras singularmente únicas e totalmente construídas à mão. Tem granjeado uma reputação crescente como sendo um dos melhores na sua área. Podem descobrir mais em www.ergonguitars.com ou visitá-lo na sua estreia na exposição da MONsTRA.

Há muitos mais construtores com presença confirmada na edição de 2024 da MONsTRA Luthiers da ASMUSITEC, podem confirmar todos no Facebook oficial da MONsTRA. Destacamos ainda a novidade desta 4.ª edição que é a realização de alguns workshops e concertos, tornando o programa bem mais preenchido.

Leave a Reply