Morreu Dave Smith

O engenheiro electrónico e designer de synths Dave Smith, fundador da Sequential Circuits e criador da inovadora máquina de sintetização Prophet-5, morreu aos 72 anos de idade.

Uma breve declaração no website Sequential diz: «É com o coração pesado que partilhamos a notícia da morte de Dave Smith. Estamos de coração partido, mas dá-nos algum consolo em saber que ele estava na estrada a fazer aquilo que mais gostava de fazer na companhia da família, dos amigos e dos artistas». Dave estava em viagem precisamente porque a Sequential era uma das marcas com expositor na NAMM 2022, que decorre de 3 a 5 de Junho. Contudo, a empresa afirmou que iria assumir o luto de forma tradicional e abster-se de participar no evento, por respeito à memória de Dave Smith.

Smith fundou a Sequential Circuits em 1974, lançando o Prophet-5 (o primeiro sintetizador polifónico totalmente programável do mundo) em 1977. Seguiram-se muitos outros sintetizadores e caixas de ritmo bastante influentes e o engenheiro foi também um agente preponderante no desenvolvimento da especificação MIDI original, anunciada em 1981. De facto, diz-se que foi Smith quem cunhou o acrónimo MIDI. Recorda o MusicRadar que, depois da queda da Sequential Circuits, em 1985, Smith teve passagens pela Yamaha e Korg, onde trabalhou na clássica Wavestation. Acabaria por regressar ao mercado de hardware synth com a sua própria empresa, em 2002, dando início à Dave Smith Instruments. Nas últimas duas décadas, os seus produtos desempenharam um papel crucial no renascimento analógico. A Dave Smith Instruments foi rebaptizada como Sequencial em 2018, depois de a Yamaha ter devolvido o nome a Smith, em 2015.

Em 2020 foi lançado um reboot do Prophet-5. A Sequential foi adquirida pela companhia de áudio britânica Focusrite em 2021. Mais recentemente, Smith esteve envolvido no desenvolvimento do OB-X8, o primeiro novo sintetizador da renovada Oberheim, com Tom Oberheim de volta ao leme.

Prestando homenagem a Smith, disse o CEO da Focusrite, Tim Carroll: «A morte de Dave é uma grande perda não só para a comunidade musical e para a tecnologia musical, mas para o próprio mundo. Dizer que ele mudou a música não é exagero. O legado de Dave é uma paixão criativa e um amor profundo e duradouro pela música, pela tecnologia musical e pelos músicos que continuam a enriquecer o nosso mundo utilizando os seus instrumentos. Aos 72 anos de idade ainda estava a desenhar activamente a sua próxima geração de sintetizadores. Ao mesmo tempo, teve a visão de orientar e tornar a Sequential numa equipa que continuará o seu trabalho e legado sem cessões. Dave deixará muitas saudades, mas as suas contribuições para a música nunca serão esquecidas».

A Sequential está a convidar as pessoas a partilhar as suas próprias memórias de Smith, enviando um e-mail para RememberingDave@Sequential.com

Leave a Reply