Morreu João Paulo Monteiro

Baterista apaixonado pelo heavy metal, João Paulo Monteiro tocou ao lado do lendário Uli Jon Roth e ganhou maior notoriedade no underground português com os Ironsword. Professor de renome no instrumento e músico versátil, assinou trabalhos no jazz e música tradicional.

Nestas páginas, onde professamos maior devoção pelas sonoridades mais pesadas, associamos João Paulo Monteiro aos históricos Decayed, aos Dawnrider ou Extreme Unction, bandas com as quais não gravou registos. De qualquer modo, a sua discografia é prolífica não só no heavy metal, submundo onde gravou com Enchantya, Archaic Tomb e, acima de tudo, com os Ironsword, mas também como testemunho da sua interdisciplinaridade. Assinou discos com a Orquestra de Câmara do Douro, com o colectivo Percussionistas de Lisboa ou no exercício jazz de clarinete e piano “Patterns For…”, de Vitor Feitor & Alessio Vellotti.

Natural de Lisboa, João Paulo Monteiro iniciou a sua formação musical pelos 8 anos de idade e assumiu a especialização na percussão e bateria cinco anos mais tarde. Completou a sua Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa em 2005. Mas, entusiasta da evolução, frequentou várias formações e masterclasses nacionais e internacionais.

O seu laborioso talento permitiu-lhe trabalhar com artistas como José Carreras, Andrea Bocelli, José Cura, Michel Camilo, Leonard Slatkin, Paavo Järvi, Emmanuel Krivine, Maxim Vengerov, Richard Hickox, António Rosado ou Mário Laginha, entre muitos outros.

Tornou-se também professor, começando por leccionar cursos intensivos na INATEL ou promovidos em vários municípios no país. Tornou-se então professor no Conservatório Nacional e, enquanto operaram os estúdios Rock N’ Raw (nos arredores de Lisboa), também ensinava bateria a músicos fora da esfera “académica”.

Em 2020 foi-lhe diagnosticado cancro. No dia 14 de Fevereiro de 2023, poucas semanas após ter completado 46 anos de idade, sucumbiu nessa luta inglória. À sua filha e restantes familiares, amigos e colegas músicos, deixamos as nossas profundas condolências.

Leave a Reply