Neil Gaiman & FourPlay String Quartet

Neil Gaiman, um dos mais vibrantes autores de fantasia contemporânea (na literatura e na banda desenhada) anunciou o lançamento de um álbum de música original. “Signs of Life” chega a 28 de Abril de 2023 via Instrumental Recordings e é uma colaboração com os australianos FourPlay String Quartet com letras, música e coros a cargo de Gaiman.

Neil Gaiman e o FourPlay String Quartet, ensemble australiano, anunciaram o seu primeiro álbum em conjunto que é também o primeiro disco oficial de Neil. “Signs of Life” é lançado a 28 de Abril de 2023 através da Instrumental Recordings com arte de capa de Shaun Tan, e os artistas estrearam já duas canções do próximo disco, “Bloody Sunrise” e “Credo”. “Bloody Sunrise” apresenta palavras, música e coros de Neil a apoiar a voz de Lara Goodridge. É escrito do ponto de vista de uma vampira encantada de amores e está acompanhada de um pitoresco vídeo do realizador australiano James Chappell.

A colaboração entre Neil Gaiman e o FourPlay String Quartet nasceu em 2010, quando o Graphic Festival da Ópera de Sydney comissionou o quarto para escrever uma banda sonora para o romance de Neil “The Truth is a Cave in the Black Mountains”, para uma actuação ao vivo com o autor. Essa colaboração levou a uma contínua amizade e colaboração criativa, onde Neil e o FourPlay trabalharam o conceito de um conjunto de obras originais em torno do conceito do zodíaco, com os signos tradicionais substituídos por uma nova colecção de palavras e objectos explorando aspectos da vida. Chamaram a esta colaboração “Signs”. Alguns dos trabalhos de “Signs of Life” foram desenvolvidos para esse projecto. A par destas obras originais, encontram-se novos poemas e histórias da obra de Neil, com música FourPlay, duas covers de canções de projectos anteriores de Neil e um instrumental inspirado na obra do escritor.

Neil Gaiman diz: «Não tenho a certeza absoluta de quando me apaixonei por um quarteto de cordas. Lembro-me do nosso primeiro encontro, porém. Foi um dia passado numa sala minúscula, algures no labirinto dos bastidores da Sydney Opera House. Tocámos na noite seguinte no palco da Sydney Opera House. Foi digno de registo. Foi tão divertido que o fizemos de novo. Fizemos uma digressão juntos, mas quando chegámos ao Carnegie Hall, decidimos que precisávamos de algo melhor do que eu a ler um poema como nosso encore, por isso roubámos algum tempo ao soundcheck e ensaiámos uma canção. E depois tocámos essa canção no palco do Carnegie Hall e isso pareceu-nos algo muito especial. Começámos a construir um repertório e quando passava na Austrália, fazíamos música juntos. Estas são algumas das coisas que fizemos juntos. Passou um longo e duro Inverno, nos últimos dois anos e meio. Aqui estão os sinais de vida».

O FourPlay String Quartet também deixa o seu testemunho sobre esta colaboração, em comunicado oficial: «O domínio do Neil na narração de histórias e a sua arte com as palavras é inigualável. Entre os membros de FourPlay, somos fãs do Neil há muitos anos e foi uma oportunidade de ouro trabalhar com ele. No entanto, jamais esperámos que ele fosse também um mestre de ritmo, um intérprete musical e um letrista tão evoluído. Temos a alegria de o considerar como um amigo, além de colaborador, alguém com quem passamos um tempo agradável e alguém com quem nunca deixamos de criar coisas belas e brilhantes».

Desde o seu primeiro encontro, Neil e o FourPlay têm sido amigos e colaboradores firmes. Reflectindo o facto de Neil e o quarteto terem travado amizade e um firme fluxo colaborativo desde o seu primeiro encontro, cada um se ter sempre recusado a ser estereotipado na sua criatividade, em “Signs of Life” criaram algo notável e único. O álbum é uma colaboração deslumbrante e pioneira entre um autor icónico e um conjunto musical singular. Parte canções, parte poesia, parte narração de histórias; tudo abrangente, tudo envolvente, tudo belo.

01) Clock; 02) Möbius Strip; 03) Bloody Sunrise; 04) The Wreckers; 05) Song of the Song; 06) Credo; 07) Neverwhere; 08) Poem first read on January 26th 2011 at the Sydney Opera House; 09) The Problem with Saints; 10) In Transit; 11) Signs of a Life 12) Oceanic (apenas na versão digital/CD)

A foto de Neil Gaiman e do FourPlay String Quartet é de Chris Frape. Em Portugal, o disco terá distribuição da Popstock. A pré-encomenda do disco está já disponível no link oficial de “Signs of Life”.

Leave a Reply