PRS Guitars, A Origem dos Bird Inlays

Peter Frampton e uma mãe ornitófila. Paul Reed Smith recorda a primeira guitarra que construiu com os icónicos bird inlays (ainda nos anos pré PRS Guitars).

“PRS From The Archives” é uma série no canal oficial da PRS Guitars no YouTube que explora e explica a origem de alguns dos icónicos instrumentos da marca. Num episódio recente, Paul Reed Smith explicou de onde surgiu a ideia das famosas incrustações em forma de pássaro, os famosíssimos bird inlays presentes em alguns dos seus modelo mais cobiçados.

Recuando a Abril de 1976, Paul teve a oportunidade de estudar e tocar com algumas guitarras da colecção pessoal de Peter Frampton, já depois do músico ter saído dos Humble Pie. Pouco tempo depois – e inspirado na sua experiência – o jovem luthier, na altura na casa dos vinte anos, decidiu construir a  guitarra “ideal” para o guitarrista, tendo em conta os gostos de Frampton. «Recebi autorização dele para tocar todas as suas guitarras», recordou Smith. «E assim, quando as pude tocar, tive uma ideia do que ele gostava, fiz uma para ele e levei-lhe a guitarra, sem acabamento. E ele tocou-a e gostou muito. Trouxe-a para casa, para a acabar e então voltei a Newark, para lhe mostrar».

Entre as especificações notáveis na guitarra, para além das incrustações “Bird”, encontra-se uma mensagem que diz: «Construída artesanalmente para Peter Frampton, por Paul Reed Smith», e uma incrustação de pássaro no heel do braço – algo que Smith afirma ter sido «uma má ideia». Já repararam que evitámos detalhes spoiler a respeitos dos “pássaros”. Disparem o vídeo!

Pela mesma altura, a PRS Guitars estreou também no seu canal uma série de episódios que mergulham nos bastidores de produção – From The Factory Floor. O episódio aqui partilhado revela, apropriadamente, como os bird inlays são fabricados.

Leave a Reply