A Fender lançou uma colecção de dez instrumentos que inclui os clássicos designs Tele, Strat, Jazz, PB e JB, com um visual atractivo e pickups alnico recém-desenvolvidos para celebrar os 40 anos da Squier. A gama Classic Vibe vê chegar mais uma poderosa Tele barítono.
Foi em 1982 que a Fender introduziu a Squier sob o seu estandarte, criando gamas de intrumentos mais acessíveis, feitos fora do território norte-americano, mais focados em modelos de “entrada”, mas mantendo ainda muita da credibilidade do Big F. A marca californiana está a celebrar a efeméride em grande estilo e revelou a Squier 40th Anniversary Collection, que reúne dez instrumentos (Strat, Tele, Jazzmaster, P Bass e Jazz Bass, cada um em versão Gold e Vintage Edition) que incorporam uma série de características elegantes, incluindo pickguards em alumínio anodizado, single-coils em alnico de engenharia Fender e hardware de estilo vintage.
Os cinco modelos Gold Edition apresentam hardware dourado, binding nas escalas em Indian laurel, com incrustações de blocos perlados e polimento gloss; os instrumentos Vintage Edition apresentam hardware cromado “envelhecido” e escalas em maple com incrustações de pontos e polimento acetinado. Estas são as características da colecção num relance, mas vamos ver com mais algum detalhe as especificações de cada guitarra.

40th Anniversary Telecaster | A versão Gold e a Vintage têm corpo nyatoh, braço maple em perfil “C”, uma ponte Tele (strings-through-body) com três saddles e uma placa do braço gravada com o emblema do aniversário. Nos acabamentos, a Gold Edition está disponível em Black e Sherwood Green – ambas com pickguard dourado – enquanto a Vintage Edition é oferecida em Satin Vintage Blonde, Satin Mocha e Satin Dakota Red, todos com um pickguard preto.

40th Anniversary Stratocaster | Disponíveis com corpo em nyatoh ou poplar, tanto a Gold como a Vintage Edition surgem na mais clássica configuração Stratocaster, com um trio de single-coils (alnico) e uma ponte tremolo sincronizada, com seis saddles de estilo vintage. Depois, a Gold Edition está disponível nos acabamentos Lake Placid Blue, Ruby Red Metallic ou Sienna Sunburst, todos com o pickguard dourado. A Vintage Edition apresenta-se nos acabamentos Satin Seafoam Green e Satin Sonic Blue, com pickguard dourado, e no Satin Wide 2-Color Sunburst (pickguard preto).

40th Anniversary Jazzmaster | Modelo bem “kitado” com um confortável perfil “C” no braço, afinadores de estilo vintage e uma ponte flutuante de seis saddles e tremolo para «desempenho e estilo autênticos», um par de PUs Fender – single-coils com ímanes alnico 5 – e um corpo em poplar. As opções de acabamento incluem Lake Placid Blue e Olympic White, para a Gold Edition, e Satin Seafoam Green e Satin Desert Sand, para a Vintage Edition, todas com pickguards em dourado anodizado.

40th Anniversary Precision Bass | Também o Precision possui um braço com perfil “C” e afinadores no melhor estilo vintage; ponte de quatro saddles (barrel) e um único single-coil Fender dividido, com ímanes alnico 5. O material do corpo difere entre modelos: o Gold Edition é construído em nyatoh, enquanto o Vintage Edition está disponível em nyatoh ou poplar. Nos acabamentos, Black e Lake Placid Blue (Gold Edition) e Satin Vintage Blonde e Satin Dakota Red (Vintage Edition).

40th Anniversary Jazz Bass | A fechar a colecção, temos o design intemporal do Jazz Bass com uma série de apontamentos mais contemporâneos, incluindo o corpo de nyatoh, braço em perfil “C”, afinadores estilo vintage, ponte de quatro barrel saddles e um par de pickups Fender single-coil com ímanes alnico 5. As opções estéticas para este modelo incluem os acabamentos Olympic White e Ruby Red Metallic (Gold Edition) e Satin Seafoam Green e Satin Wide 2-Color Sunburst (Vintage Edition).
CLASSIC VIBE BARITONE CUSTOM TELECASTER
Já não faz parte da Squier 40th Anniversary Collection mas, na nossa perspectiva, é uma novidade ainda mais entusiasmante. Desde logo, porque se trata de um modelo Classic Vibe, originalmente lançada em 2012, estes modelos são uma homenagem às características dos anos 60 e 70 e incluem elementos de design das guitarras Fender criadas na Califórnia do Sul ao longo dos anos.
Em 2019, surgiu a primeira grande actualização à gama. «Utilizámos a nossa experiência para redesenhar todos os pickups da série Classic Vibe que, agora, também pertencem à marca Squier», afirmava Billy Martinez, VP nas Divisões Acústicas e Squier. «A ideia por trás da actualização baseou-se na possibilidade de oferecer ao músico moderno uma opção mais clássica, uma homenagem ao reconhecido estilo dos anos 60 e 70 da Fender a um preço mais económico». E, de facto, estes nostálgicos modelos incorporam detalhes visuais premium como headstocks específicos de cada década, hardware em níquel e elegante polimento gloss nos braços com aspecto vintage, para uma estética da velha-guarda. A partir dessa actualização de 2019, a gama também inclui escalas em maple ou laurel, combinadas com cores clássicas da Fender como Vintage White, Daphne Blue, Surf Green e Sonic Blue, entre outras. Se pensarmos que uma Squier Vintage Modified Baritone Jazzmaster, a certa altura, valia uns dois mil paus no mercado de segunda-mão… Tudo isto explica porque estamos entusiasmados com o facto de a Fender estar a lançar um novo barítono Squier em 2022, o modelo Classic Vibe Baritone Custom Telecaster.


Ao contrário da Paranormal Baritone Cabronita Telecaster (de 2021) ou da HSS Fender Blacktop Telecaster Barítono (de 2012), esta guitarra segue as especificações Telecaster tradicionais, com o obrigatório alongamento da escala (27″) para lidar com as afinações mais baixas. Depois seguem-se specs inspirados na década de 60, como o duplo binding no corpo e marcas “Custom Telecaster” na cabeça, enquanto o braço de maple de bordo tem o clássico perfil “C” (com acabamento gloss) e acolhe a escala em laurel, de 9,5″ e trastes narrow-tall. Os pickups, como os modelos 40th Anniversary, são unidades single-coil em alnico, de design Fender, enquanto a ponte é uma vintage string-through-body, com barrel saddles. Sendo este um modelo Squier, o preço é suficientemente atractivo (uns $499 dólares), tal como são os acabamentos Black e 3-Color Sunburst.


4 pensamentos sobre “Squier 40th Anniversary Collection”