Guitarra Construída com Peças IKEA

O mais recente modelo de guitarra eléctrica da Tchiks Guitars, marca belga totalmente DIY, foi construído com peças e componentes da mega cadeia de mobiliário IKEA. Todo o processo está registado em vídeo.

O jovem luthier que criou a marca belga Tchiks Guitars é um médico que tem uma enorme paixão por guitarras eléctricas, uma mente criativa e engenhosa. No seu canal oficial no YouTube podem verificar várias das suas construções, feitas muitas das vezes com materiais, vá, menos nobres. E por falar em materiais pouco usuais, a sua mais recente guitarra foi construída quase na totalidade com peças e madeiras de móveis e produtos do IKEA. Começou tudo com Brian May, é o próprio luthier que explica…

«Esta ideia surgiu-me quando estava a fazer uma réplica da Red Special: enquanto estava a seguir os passos de Brian May, como qualquer pessoa que já tenha feito um Red Special, acho eu, continuei a fazer a mim próprio as seguintes perguntas: ‘O que?, Como é que ele?, Espera lá um minuto. Nem pensar, isso é brilhante!’ Ter acesso aos planos pareceu-me um pouco batotice, por isso comecei a pensar como o faria, pessoalmente, em 2022? Por exemplo, desenhar e construir uma guitarra a partir do zero, usando nada mais do que o que está disponível à minha volta.

A verdade é que, desde que a “Electric Shelf 335” se tornou viral, tenho querido fazer algo parecido com isto. No meu desenho original, estava a tentar imitar uma guitarra de corpo sólido, por isso tive de encontrar uma forma de fazer lados torneados, o que não é uma coisa fácil quando tudo o que se tem é material do Ikea. Outro problema que tinha era que, que eu saiba, a única madeira de som que o Ikea usa é a acácia, que eles aplicam em alguns dos seus móveis de exterior (e não tenho nenhum desses em casa). De qualquer modo, continuei a encontrar desculpas para não dar o salto final, mas a Red Special abriu-me realmente os olhos: Brian May ensinou-me que não existem regras, como demonstrou ao fazer uma guitarra lendária com um corpo essencialmente de pinheiro e carvalho».

Com humor, o luthier admite que tudo começou por ser uma brincadeira, principalmente para provocar a esposa. «Disse-lhe, vou construir uma guitarra com a cama velha da Zoé (filha). Ela rolou os olhos e perguntou: ‘Porquê?’. Naturalmente, senti-me encorajado». O engenhoso construtor confessa ainda que deixou de acreditar naquilo que chama o mito das tonewoods. A guitarra foi intitulada Vecna e o único componente comprado propositadamente foi o pickup, um modelo Lace Alumitone. A ponte e os afinadores removeu de construções anteriores, os componentes parar criar o circuito electrónico e os trastes estavam em armazém.

Vamos aos specs! O braço foi construído com o berço STUVA. O corpo usa os materiais de uma cadeira HENRIKSDAL e uma prateleira LACK. Na escala de 24 trastes foi usada uma estante MÅLERÅS. Os potenciómetros (bonitinhos para caracinhas, na verdade) são extraídos de uma tábua de cozinha APTILIG. No hardware, a entrada de jack é de uma maçaneta LILANGEN e as presilhas são pinos de encaixe KALLAX. O Lace Alumitone tem circuito de divisão de bobina em sistema push/push. Disparem o vídeo que acompanha a construção.

Leave a Reply