“The Bitter End of Old”, O 9º Álbum dos Corpus Christii

No dia 13 de Maio de 2022, além das celebrações religiosas devotas às Aparições de Fátima, chega o nono álbum na sacrílega carreira dos titãs do black metal luso Corpus Christii. O título, o alinhamento, os primeiros sons e a imponente capa já foram revelados.

«O oitavo álbum de Corpus Christii continua a revelar devoção aos Mayhem. Mas isso significa somente duas coisas: a relevância da banda norueguesa dentro do cânone, ocupando o triplo trono negro junto de Celtic Frost e Bathory, e o facto de Corpus Christii se manter como uma das grandes forças da ortodoxia estética do black metal, sem qualquer cedência a hypes. Para lá das referências, “Delusion” apresenta um imenso equilíbrio na produção sonora entre a rudeza e respeito pela tradição do género com execução técnica e riffs de guitarra que obrigam a fixação na memória (com o boogie de “Become The Wolf” à cabeça), com eloquência nas vocalizações, uma aura sinistra e momentos de tremendo poder instrumental. E nos momentos de groove ou naqueles de pura agressividade, a soberba prestação de bateria é outra das pérolas do álbum, traduzindo compassos de blast beats ou de enorme densidade rítmica com a mesma eficácia. Extremamente homogéneo, sendo difícil exaltar temas em detrimento de outros, e em crescendo de intensidade, tornando-se mais negro e mais agressivo com o decorrer da tracklist, “Delusion” é revelador de uma banda no auge das suas capacidades e é o seu melhor disco». É assim que descrevemos o LP de 2017 dos Corpus Christii, que juntámos, recentemente, à nossa colecção dos melhores discos do underground português.

Agora, a banda anunciou “The Bitter End of Old”, aquele que será o nono tomo de uma carreira que já vai longa, iniciada em 1998, e que elevou o projecto a um muito restrito grupo dos grandes nomes do black metal nacional. O novo álbum dos Corpus Christii vai chegar a 13 de Maio de 2022, com edição via Immortal Frost Productions. Serão editadas 1000 cópias em CD e 333 em vinil de 12″ (quantidade dividida em três parte iguais em cor preto, mostarda e mostarda/vermelho), acompanhado de um livreto de doze páginas, juntamente com um poster em formato A2. O formato digital também estará disponível, assim como uma edição em cassete via Larvae Records.

01. Amargura 02. The Predominance 03. Unearthly Forgotten Memory 04. Fragmented Chaos Disharmony 05. From Here To Nothing 06. Behind The Shadow 08. For I Am All 09. Heinous

Nocturnus Horrendus e J. Goat gravaram “The Bitter End of Old” entre Abril e Outubro de 2021, nos Generator Music Studios, em Sintra. Todo o trabalho de produção, mistura e masterização estiveram a cargo de Miguel Marques e da dupla de músicos. A capa, que evoca as gravuras de William Blake, foi criada pela Opposition Artworks, com o design e layout a terem assinatura da WrathDesign. “The Bitter End of Old” é uma das edições nacionais mais esperadas em 2022. As expectativas foram ainda mais elevadas após o triunfal álbum “Vala Comum”, da Morte Incandescente, banda que ao vivo integra os dois membros dos Corpus Christii. O primeiro tema disponibilizado para escuta, “Unearthly Forgotten Memory” deixa perceber que essas expectativas deverão ser correspondidas. No player em baixo!

Um pensamento sobre ““The Bitter End of Old”, O 9º Álbum dos Corpus Christii

Leave a Reply