Tiago Sousa, Organic Music Tapes Vol.1

O novo álbum do experimental e minimalista pianista português. “Organic Music Tapes Vol.1” abre uma nova série de obras em que Tiago Sousa irá abordar a composição como matéria orgânica.

Trata-se de uma forma de quase tradição, o ano abrir com um álbum meditativo do pianista e compositor português Tiago Sousa. Utilizando o piano como seu principal veículo de expressão, Tiago tem vindo a cimentar lentamente o seu lugar como uma das vozes mais distintas a emergir do minimalismo moderno impulsionado pelo instrumento.

Depois dos trabalhos dos últimos anos “Angst”, em 2021, e “Um Piano nas Barricadas”, em 2015, ambos na Discrepant (que também edita este trabalho), Tiago Sousa regressa com um álbum profundamente meditativo de padrões musicais orgânicos sinestésicos e complexas melodias ocultas, onde cada toque e cada acorde do piano ressoam num mundo sonoro nebuloso, em que não podemos evitar perder-nos.

Intitulado “Organic Music Tapes Vol.1”, o álbum pretende abrir uma nova série de obras onde Tiago Sousa aborda a composição como matéria orgânica, usando as palavras do press, «como os padrões orgânicos inerentes ao Jade ou os grãos irregulares de madeira ou mesmo as marcas aleatórias de fibras encontradas nos músculos. Estes são padrões complexos, para não diferir do que vemos quando olhamos para as estrelas e reparamos numa nebulosa gasosa, com a sua forma extremamente indeterminada, fácil de sentir e compreender, mas impossível de explicar».

Chegou no dia 21 de Janeiro e está disponível em streaming integral no Bandcamp do pianista.

Leave a Reply