A BOSS e a Sola Sound uniram forças para introduzir o TB-2W Tone Bender, uma recriação sonora autêntica do icónico pedal fuzz Tone Bender MKII, utilizado por alguns dos melhores guitarristas de todos os tempos. Presente em inúmeros clássicos, desde os anos 60 até à actualidade, a riqueza sonora e o sustain suave do Tone Bender vão estar sempre ligados à história da música rock e pop.
Partindo de um Tone Bender MKII como referência, que é uma verdadeira “obra-prima” (500 números de série) do arquivo da Sola Sound, os engenheiros da BOSS recriaram totalmente o som mágico e a resposta dinâmica e expressiva do pedal, através da meticulosa construção Waza. Com edição limitada, cada TB-2W inclui transistores de germânio, optimizados em apertado ambiente de controlo de qualidade, selector de voltagem com três modos, operação bypass true/buffered seleccionável e um design de circuito meticuloso, para uma performance ultra-consistente em todos os pedais.
Características principais: Recriação fiel do lendário fuzz Tone Bender MK II dos anos 60; Transistores de germânio, cuidadosamente selecionados e testados ao detalhe, para uma performance superior; Knobs “chicken-head”, acabamento hammertone e tipo de letra reminiscente do Tone Bender MKII original; Selector de voltagem com três-vias, para modelação do som e resposta; Operação true bypass ou buffered bypass selecionável; Edição limitada de aproximadamente 3000 unidades (devido à escassa disponibilidade dos componentes).
Entre os icónicos pedais fuzz da história da música, o Tone Bender é um dos mais aclamados e singulares. Apreciado pelos melhores guitarristas do mundo, o som deste pedal é inseparável de algumas das músicas mais influentes das últimas cinco décadas. Sob a orientação da marca Sola Sound, a Macari’s Musical Instruments, em Londres, produziu inúmeras versões, a meados dos anos 60, mas muitos consideram que a versão “MK II” é a que oferece o melhor som de sempre do Tone Bender.
Quando a BOSS e a Sola Sound consideraram pela primeira uma colaboração para a criação de um pedal Tone Bender MK II, em 2017, aperceberam-se de que necessitavam de ultrapassar muitos desafios técnicos antes de alcançarmos o objetivo. Um dos desafios mais importantes foi obter transistores em germânio, bastante raros, mas imprescindíveis para o coração do circuito. Outros problemas incluíram as considerações da alimentação eléctrica e a resistência às mudanças de ambiente – etapas essenciais para a criação do autêntico som Tone Bender e a certificação dos rigorosos padrões de performance da BOSS. Depois de muito trabalho, dedicação e atenção aos pormenores, foi possível ultrapassar todos os desafios, sem compromissos.
Para desenvolver o TB-2W, a Sola Sound emprestou à Roland o seu precioso Tone Bender MKII com número de série 500, acreditando representar a experiência Tone Bender ideal. Durante vários meses, os engenheiros da BOSS analisaram cuidadosamente o circuito geral do pedal, a todos os níveis. Um dos focos principais foi o de analisar as propriedades únicas dos seus transistores de germânio, fundamentais para o som musical suave do pedal, assim como para a sensibilidade extrema no toque de dinâmicas e volume de guitarra. Os transistores de germânio são muito difíceis de encontrar nos dias de hoje. A BOSS procurou por todo o mundo, de modo a encontrar um fornecedor de qualidade. Mas este processo foi apenas o início – cada um dos transistores foi rigorosamente testado para alcançar a performance eléctrica e qualidade de som adequadas. Por fim, foi possível reunir stock suficiente para criar uma edição limitada de pedais que proporcionam o “mojo” Tone Bender completo e em todo o seu esplendor!
O Tone Bender original foi projectado para trabalhar com um pilha de zinco-carbono de 9-volts (o padrão da época), e o seu circuito é bastante sensível às mudanças de voltagem, com variações no gain, resposta e carácter de som à medida que a bateria vai perdendo a sua potência. Continuando a tradição Waza Craft de alargar designs analógicos clássicos com inovações modernas, o TB-2W inclui um circuito de voltagem ajustável que permite replicar estas variações – e muito mais – com um simples interruptor. Através do seleccionador de alimentação com três vias, podes alterar instantaneamente a resposta do pedal para simular uma pilha alcalina moderna ou uma alimentação eléctrica externa. A definição 9V oferece o som de uma pilha nova e a resposta de referência do Tone Bender. A seleção da definição 7V reproduz o efeito de uma pilha ligeiramente gasta, produzindo uma característica singular de gain e toque, tão adorada por alguns fãs do Tone Bender. A definição 12V leva-nos para outra direcção, oferecendo maior amplitude dinâmica, algo que não era possível com o pedal original.
Outro acrescento, bastante conveniente, são os dois modos de saída do TB-2W, que podem ser facilmente seleccionados através do interruptor no topo do pedal. O modo thru é ideal para uma experiência de pedal vintage, providenciando operação verdadeiramente bypass, quando o pedal está desligado, e impedância de saída Tone Bender original, quando o pedal está ligado. O modo buffer fornece o mesmo circuito buffer de saída de alta-qualidade presente em todos os pedais Waza Craft, optimizando o sinal para ligações downstream, independentemente de o TB-2W estar ligado ou desligado. Em qualquer caso, normalmente consegue-se alcançar a melhor performance quando o TB-2W é o primeiro pedal na cadeia de sinal, sem buffer entre as ligações. Isto permite que o pedal efectue uma interacção completa com os pickups da guitarra, alcançando a resposta interactiva (e mágica!) que os adeptos de fuzz adoram.