Zakk Sabbath Live In Detroit

Zakk Sabbath Live In Detroit é um colossal testemunho de devoção de Zakk Wylde, Blasko e Joey Castillo aos titãs Black Sabbath.

Zakk Wylde sempre foi bastante claro sobre o quanto pesam os riffs de Iommi sobre a sua criatividade e também nunca seria uma grande novidade o facto do guitarrista fazer covers dos Black Sabbath, afinal fê-lo amiúde durante a sua carreira com Ozzy Osbourne, com Pride & Glory ou até em Black Label Society. Aliás, a grande mágoa de Wylde será nunca ter tocado na lendária banda (lembrem-se que um dos seus putos se chama Sabbath). Ainda assim este projecto, Zakk Sabbath, merecem uma menção especial.

O hiperactivo guitarrista reuniu dois monstros no baixo e na bateria. Blasko (Rob Zombie, Ozzy) e Joey Castillo (Danzig, Queens Of The Stone Age, Eagles Of Death Metal) formam um trio poderoso com o shredder barbudo e, neste “Live In Detroit”, conseguem interpretações gargantuescas de três clássicos dos titãs britânicos: “War Pigs”, “Supernaut” e “Fairies Wear Boots”. Os três temas foram captados num demolidor concerto no Fillmore, em Detroit, a 28 de Outubro de 2016 e editados em cópias limitadas pela reverencial editora Southern Lord.

O som está explosivo. A banda respeita quase plenamente a estética original dos temas (no caso dos Black Sabbath é o que se quer), com um acréscimo de peso – a afinação mais grave oferece um groove natural ao power trio, além das dinâmicas idiossincráticas de cada um dos músicos. E Zakk Wylde está portentoso a conduzir os outros dois músicos.

Blasko e Joey Castillo oferecem todo aquele swing original de Butler e Ward. Wylde, naturalmente, acrescenta-lhe especiarias southern rock (particularmente devido à prestação vocal), além de uma energia explosiva na guitarra, seguindo com vigor os leads originais de Iommi e acrescentando toda a sua parafernália sónica, dos seus icónicos harmónicos ao chicken pickin, passando por aqueles bendings musculados de três cordas, etc.

Cada um dos temas, e particularmente “War Pigs” (com uns 13 minutos na versão em vinil) ultrapassa a duração dos originais, contendo alargadas sequências de shred na guitarra. E o berserker de New Jersey está a soar do caracinhas neste concerto… Se está! Numa altura em que Wylde já anunciara que o próximo passo é reproduzir o primeiro álbum dos Sabbath, procurando replicar ao máximo as condições e ambiente em que a banda o gravou originalmente, este EP é um tremendo aperitivo que cada fã de Zakk Wylde, dos Black Sabbath ou de ambos, devia possuir orgulhosamente na sua colecção.

Oh Lord, Yeah!

Um pensamento sobre “Zakk Sabbath Live In Detroit

Leave a Reply