ALGUMACENA, Não Chega

Depois de uma primeira fase mais exploratória, o projecto de Alex D’Alva Teixeira e Ricardo Martins, aproveitou as imposições do confinamento para amadurecer as suas malhas e linguagem musical. “Não Chega” é o single que apresenta um EP a editar brevemente via Regulator.

Estávamos por 2018 ou 2019 e o Alex D’Alva Teixeira juntou-se ao Ricardo Martins num fait divers de ambos. O Alex a alternar isso com a sua agenda nos D’Alva e o Ricardo com mais um projecto na sua galeria, ao lado de bandas como Pop Dell’Arte, Bruxas/Cobras, Fumo Ninja, Jibóia e Papaya, além do seu trabalho a solo. É curioso, o Ricardo teria tudo para se revelar uma máquina destruidora em estéticas mais metaleiras, o que se intui na forma explosiva como ritma tanto pop alternativo, mas nunca deu esse passo. Bom, pelo menos até agora.

Quem já viu D’Alva ao vivo sabe que aquela bomba de açúcar de sonoridade – dizemo-lo com a melhor das intenções – pode aproximar-se perigosamente do hardcore. Podemos garantir, aliás que o Alex é fanboy do género, principalmente do post hardcore – pensem nos Converge até Code Orange, passando por Dillinger Escape Plan. A sonoridade de ALGUMACENA remete-nos para aí, de certa forma. Sempre que os dois músicos se cruzavam em concertos, falavam na possibilidade de fazer “alguma cena” juntos. Demorou, mas finalmente aconteceu. Alex e Ricardo marcaram encontro num espaço de total liberdade criativa, onde exploram territórios sónicos diversos, guiados pelas infindáveis coordenadas do universo do rock e de todas as suas permutações — sempre com a mente aberta a influências de outros géneros musicais.

Nos últimos tempos, o duo tem estado a trabalhar com afinco na composição de canções e, desde a memorável estreia que tiveram na última edição do festival Barreiro Rocks, têm tocado esse repertório em de norte a sul do país, levantando o interesse do público alternativo e também de vários meios de comunicação dedicados ao rock, ao metal e à música alternativa.

“Não Chega” é o primeiro single. O EP “Que Te Tira O Sono À Noite” foi produzido por Bruno Xisto, Ricardo Martins e Alex D’Alva Teixeira. Misturado e Masterizado por Bruno Xisto. Em breve terá edição via Regulator Records. Disparem o player e, enquanto ouvem a excelente malha, fiquem com a eloquência radialista do Nuno Calado: «ALGUMACENA é o lado mais raw de Alex D’Alva Teixeira e de Ricardo Martins. São gritos de revolta à solta que estiveram presos durante anos e que são assuntos cada vez mais na ordem do dia e que saem de forma bem directa da voz do Alex. A bateria e guitarra soltam decibéis sem medo, embora haja sempre uma melodia que permite seguir a viagem sem sobressaltos. ALGUMACENA faz parte da cena rock sem merdas do séc. XXI».

A foto do artigo é da nossa querida Vera Marmelo.

Leave a Reply