Morreu Alan White, aos 72 anos de idade. O baterista que substituiu Bill Bruford em 1972 e gravou todos os álbuns de estúdio das lendas do prog rock, desde “Tales from Topographic Oceans”. Era o membro há mais tempo na banda, depois da morte do fundador Chris Esquire, em 2015.
Numa declaração na página do Facebook oficial de White, a sua esposa Gigi confirmou a triste notícia: «Alan White, o nosso amado marido, pai e avô, faleceu aos 72 anos de idade na sua casa, na zona de Seattle, a 26 de Maio de 2022, após uma breve doença. Ao longo da sua vida e carreira de seis décadas, Alan foi muitas coisas para muitas pessoas: uma autêntica estrela de rock para fãs em todo o mundo; companheiro de banda para uns poucos e um cavalheiro e amigo para todos os que o conheceram».
A publicação apresenta depois alguns dados biográficos do baterista nascido em Pelton, Condado de Durham, Inglaterra, a 14 de Junho de 1949. Depois de se ter iniciado no piano, cedo mudou para a bateria e, ao longo da década de 1960, aperfeiçoou a sua arte numa variedade de bandas, incluindo The Downbeats, The Gamblers, Billy Fury, Alan Price Big Band, Bell and Arc, Terry Reid, Happy Magazine (mais tarde chamada Griffin), e Balls com Trevor Burton (The Move) e Denny Laine (Wings). Em 1968, Alan juntou-se aos Airforce de Ginger Baker, um grupo que foi criado pelo antigo baterista dos Cream e outros músicos de renome da cena musical inglesa, incluindo Steve Winwood, anteriormente nos Traffic.
Foi em 1969 que atendeu um telefonema e pensou que estavam a pregar-lhe uma partida. Era John Lennon a convidá-lo para se juntar à Plastic Ono Band. No dia seguinte, Alan viu-se a aprender canções durante uma viagem de avião que ia para Toronto com Lennon, Yoko Ono, Eric Clapton, e Klaus Voormann. O álbum que se seguiu, “Live Peace In Toronto”, foi um blockbuster. Pela sua continuada colaboração com Lennon, veio a conhecer George Harrison, que o convidou para gravar baterias no super álbum “All Things Must Pass”.
A 27 de Julho de 1972 substituiu o baterista original dos Yes, Bill Bruford. No dia 30 de Julho seguinte estreou-se ao vivo com a banda, em digressão norte-americana, diante 15.000 fãs na cidade de Dallas, no Texas. A banda prepara-se para a sua digressão de 50º aniversário e já havia anunciado que, devido ao seu debilitado estado de saúde, seguiria sem White. Com a sua morte, a digressão será a homenagem da banda ao seu histórico baterista…