“Under The Gun”, Santa Cruz Is Back!

Depois da glória e da queda, o shredder finlandês Archie Cruz fechou-se em estúdio a gravar um novo álbum e a preparar o regresso dos Santa Cruz. “The Return Of The Kings” está apontado ao Outono de 2022. “Under The Gun” é o vibrante single de estreia.

Lembram-se quando o rock ‘n’ roll era divertido? Músicos carregados de laca e make-up, grandes ganchos melódicos e grandes solos de guitarra. Os anos 90 removeram o hair metal e o shred da MTV e as grandes editoras deixaram de apostar nesse tipo de bandas. Mas elas não desapareceram, na última década assistimos ao regresso dos Extreme à estrada, dos Mr. Big (que estão a celebrar o 30º aniversário de “Lean Into It”) e até dos Van Halen aos álbuns (antes de Eddie nos deixar). Para nem falar da reunião e digressão Not In This Lifetime, dos Guns N’ Roses, que agora se preparam para um novo álbum. Mas, para lá dos nomes grandes e dos nomes passados, há uma nova vaga no underground de bandas que levam tanto a sério a guitarra eléctrica como o blush que mais favorece o seu tom de pele. Uma delas é o projecto do finlandês Archie Cruz.

Santa Cruz é uma homenagem pura a toda a extravagância dos anos 80, com alguns toques de produção sonora contemporânea a aumentar a robustez dos temas. Formados em 2007, começaram a editar com um EP em 2009 e o primeiro álbum, “Screaming For Adrenaline”, chegou em 2013. Seguiram-se o homónimo disco de 2015 e “Bad Blood Rising” de 2017. A dupla de guitarristas, Arttu “Archie” Kuosmanen e Joonas “Johnny” Parkkonen, escreveu canções orelhudas e as suas Les Paul siamesas combinavam tudo aquilo que nos faz adorar o shred. Até que a banda se desintegrou a meio de uma digressão em território norte-americano, com Archie a acusar os restantes membros de falta de compromisso e todos os outros a acusarem Archie de vedetismo, de estar a sucumbir a comportamentos auto-destructivos, a dar cabo da sua saúde e da banda. Todos os músicos acabaram por sair da banda e o álbum de 2019, “Katharsis” acabou pro ser algo incaracterístico.

Archie Cruz aproveitou então o confinamento para limpar a cabeça e focar-se na composição de um novo disco. “The Return Of The Kings” (sim, a jactância faz parte do tradicional pacote hair metal) é o resultado e será editado no Outono de 2022. Sobre o novo álbum e o contexto em que foi criado, Archie Cruz desabafou nas redes sociais, no início do ano: «No último Verão, a minha carreira estava à beira do precipício. As minhas canções mais recentes não tinham tido o sucesso que esperava, pelo contrário, apenas estava a ter má imprensa na Finlândia com a minha carreira e a minha vida a seguirem uma direcção contrária à que tinha visualizado. Recebi uma tonelada de propostas de trabalho após ter entrado no “Survivor”, mas decidi recusá-las respeitosamente porque ser uma estrela de Reality TV não era aquilo que tinha em mente quando peguei numa guitarra pela primeira vez, por mais divertido que isso pudesse ter sido. Decidi regressar às minhas raízes. Procurar a chama que me fez entrar nesta indústria. Não tinha banda, management, nada. Todos os produtores com quem tinha trabalhado recentemente estavam nos Estados Unidos, na Suécia ou noutro lado qualquer. Tudo o que tinha era a minha guitarra (ok, muitas guitarras) e um iPhone cheio de riffs, ideias e melodias. Decidi escrever a procurar alguém com quem trabalhar nas redes sociais e, vejam bem, este jovem ás dos Sonic Pump Studios, de Helsínquia, o Otto Halonen, respondeu ao meu apelo. Em Agosto passado, começámos a trocar ideias e a gravar demos e, acreditem, deu-se um click. Hoje, orgulho-me de dizer que tenho nas mãos um álbum cheio de grandes malhas, misturado e masterizado no Chartmakers West e totalmente escrito por mim. Não há co-autores, não há autoridades a forçar a sua opinião. Aquilo que me deixa mesmo orgulhoso é ter tocado todos instrumentos. Gosto de pensar que estes temas captam a minha essência musical e humana e espero que isso possa ter ressonância nos outros».

A partir daí, Archie tem estado focado em reunir um line-up e um acordo discográfico, para depois preparar uma digressão. Para já, disco foi formalmente apresentado com o single “Under The Gun”. Pela amostra, Archie Cruz, que gravou todos os instrumentos e vozes, parece estar de volta à sua melhor forma. Com agressividade e vigor nos riffs, com dinâmica e pertinência cativante nos solos e retendo a capacidade de criar refrães orelhudos.

Foto de entrada de Jack Lue (no Facebook).

Leave a Reply