Bandcamp Adquirido Pela Epic Games

O Bandcamp foi adquirido pela Epic Games, o criador de jogos de vídeo e software por detrás do Fortnite, Unreal Engine, e muitos outros.

O site de venda de música digital e plataforma multimédia anunciou a notícia no passado dia 02 de Março, numa declaração no seu site. «O Bandcamp continuará a funcionar como um mercado e comunidade musical autónomos e continuarei a liderar a nossa equipa», escreveu o co-fundador e CEO da Bandcamp, Ethan Diamond.

Eis o restante comunicado: «Os produtos e serviços de que tantos dependem não vão a lado nenhum, continuaremos a construir o Bandcamp em torno do nosso modelo de receitas dos artistas – o primeiro modelo de onde os artistas obtêm uma média de 82% de cada venda, continuará a ter o mesmo controlo sobre a forma como ofereces a tua música, o Bandcamp Friday continuará como planeado e o Daily continuará a destacar a música diversa e espantosa no site. No entanto, nos bastidores estamos a trabalhar com a Epic para expandir internacionalmente e impulsionar o desenvolvimento em toda o Bandcamp, desde o básico como as nossas páginas de álbuns, aplicações móveis, ferramentas comerciais, sistema de pagamento e funcionalidades de pesquisa e descoberta, até iniciativas mais recentes como os nossos serviços de prensagem de vinil e de transmissão ao vivo».

A Epic Games anunciou a aquisição no seu próprio website, afirmando que «plataformas justas e abertas são fundamentais para o futuro da economia de criadores». O jogo Fortnite, possivelmente o título mais popular da Epic Games, tem mergulhado no mundo da música nos últimos anos, acolhendo concertos de Travis Scott, Ariana Grande, J Balvin, Dominic Fike e outros no seu universo virtual. No ano passado, os Radiohead lançaram a “exposição” online, como parte do seu pacote de reedição, “Kid A Mnesia”. No entanto, a Epic Games já enfrentou processos judiciais de músicos – nomeadamente 2 Milly e BlocBoy JB – pela incorporação dos seus movimentos de dança no famoso jogo. Além disso, Epic Games enfrentou a Apple em tribunal por causa da App Store do gigante tecnológico.

Vamos aguardar os desenvolvimentos, confessando algum cinismo. Afinal, quando negócios e ideias são adquiridas por empresas gigantes, raramente evoluem para melhor…

Leave a Reply