Num hardware de design moderno e elegante e ultra-moderno, a GX-100 oferece 23 amplificadores de tecnologia AIRD e mais de 150 efeitos derivados do emblemático GT-1000. Para guitarra e baixo.
Muito recentemente, a BOSS revelou um update de firmware nos seus modelos GT. Todavia, a marca nipónica continua a apostar nos modeladores multiefeitos em formato pedaleira com a nova unidade GX-100, capaz de produzir sons incríveis em poucos segundos com a ajuda de um intuitivo ecrã táctil a cores. Esta unidade é capaz de usar até 15 blocos de efeitos em simultâneo, permitindo possibilidades sónicas basicamente ilimitadas, em conjunto com um controlo desenvolto em tempo-real, através dos seus switches, de um pedal de expressão e da compatibilidade com controladores externos.
A GX-100 transporta a capacidade de som e resposta dos amplificadores a válvulas, graças à tecnologia AIRD sustentada pela abordagem Tube Logic da BOSS. A tecnologia AIRD vive no ADN de todos os amplificadores GX-100 para guitarra e baixo, enquanto os tipos de Selecção de Saída AIRD permitem modelar detalhadamente o som para qualquer destino, seja uma entrada de amp, monitor FRFR ou PA. Também está disponível uma vasta seleção de altifalantes e colunas no circuito, além de slots para importares os teus próprios IRs de altifalante via USB. Há mais de 150 efeitos de qualidade provenientes da enorme biblioteca BOSS. Estão disponíveis inúmeros pedais de overdrive e distorção, além de clássicos BOSS como o Slow Gear, Octave e muitos outros. Também existe uma grande variedade de efeitos de modelação, delays e reverbs, em conjunto com efeitos especialmente desenvolvidos para baixo. E com jacks send/return incluídos, podes integrar os teus pedais favoritos ou o loop de efeitos do teu amp neste ecossistema.
A GX-100 inclui 100 memórias predefinidas, estando pronta a tocar assim que sai da caixa, mas podem ser facilmente editadas a gosto ou totalmente construídas do zero. São 15 tipos de bloco específicos — incluindo dois blocos de amp — e uma cadeia de efeitos em série e paralelo para criar qualquer variação sónica. Nas 200 memórias de utilizador, podem armazenar-se sons internos suficientes para tocar praticamente qualquer coisa. A criação e edição de sons em tempo real são bastante simples. O ecrã táctil, com cores vivas, oferece controlo intuitivo sobre a selecção de patches e efeitos, modificações de parâmetros, ajustes na cadeia de sinal e muito mais soluções. O ecrã funciona em integrada harmonia com os quatro potenciómetros e botões de página no painel. Fisicamente, a GX-100 oferece oito pedais personalizáveis e um pedal de expressão. Vêm configurados para a selecção de patch/bank e controlo de patches específicos, mas podem ser reconfigurados livremente. O modo Manual dá controlo directo de acordo com o estilo típico de um pedal, mas podem escolher-se mais opções com controlo externo através de outros pedais, de um pedal de expressão ou MIDI. Existe ainda um jack para alternar remotamente canais no amp, com a selecção de memória ou um pedal atribuído.
A GX-100 destaca-se também como interface áudio USB para gravação e integração com um computador. Permite gravar directamente para um software de produção musical, executar o re-amping de pistas e monitorizar o som geral através das saídas da unidade. O tradicional jack de auscultadores permite praticar em qualquer momento e local, enquanto o looper interno é perfeito para jam sessions. Através da app BOSS Tone Studio (macOS e Windows), podem modificar-se todos os parâmetros da GX-100, guardar sons e organizar Live Sets a partir do computador. Com o Adaptador Bluetooth® Audio MIDI Dual opcional, podem ajustar-se definições através de ligação wireless à BOSS Tone Studio no dispositivo portátil e transmitir áudio a partir da biblioteca pessoal.
Mais specs e tutoriais em vídeo da GX-100 na BOSS. Vídeo de apresentação no player seguinte.
Um pensamento sobre “BOSS GX-100, Nova Unidade Multiefeitos”