Bill Kelliher, Nos Bastidores do Download Festival com um Marshall

Nos bastidores do Download Festival, um dos maiores festivais de heavy metal, a Marshall visitou Bill Kelliher e ligou o guitarrista dos Mastodon a um Studio Classic, modelo da gama Studio, uma série de versões de 20 watts de alguns dos mais icónicos amps da marca, estreada na NAMM 2019.

A Friedman possui uma reputação sem nódoas. Os seus amps são bestas de poder eléctrico. Quer os modelos de série quer os de assinatura: o JJ-100, de Jerry Cantrell, o SS-100, de Steve Stevens, e o Phil X. Na NAMM’2016, foi revelado um novo protótipo: o Butterslax de Bill Kelliher. O modelo de assinatura do guitarrista de Mastodon é um 3-channel com 100 watts, com impedância compatível a 4/8/16 ohms, totalmente hand-wired e com um som maciço. As válvulas de pré-amp são três 12AX7 e as de power são quatro EL34, afinal Kelliher nunca escondeu o seu fraquinho por velhos Marshall.

Por isso mesmo, ainda que o guitarrista se limite a usar uma Line 6 Helix, ligada em DI, durante as digressões, a Marshall Amplification aproveitou a residência dos Mastodon no Download Festival para visitar Kelliher no backstage e o ligar a um modelo Studio, gama que foi um dos anúncios mais badalados na Winter NAMM de 2019 e que reúne alguns dos mais substantivos amps da marca britânica em versões de 20 watts. Nomeadamente o Studio Classic (JCM800 2203), Studio Vintage (JMP 1959SLP) e Studio Jubilee (anteriormente, o Mini Jubilee). Construídos no reino Unido, os amps estão disponíveis no formato cabeço ou combo. No caso dos combos, estão equipados com um altifalante 10” Celestion V-type. A potência pode ser alternada de 20 watts para 5 watts. Cada um dos três novos modelos inclui três válvulas ECC83 e duas EL34. Os controlos incluem Presence e 3-EQ (Bass, Middle e Treble).

Marshall Studio Classic

Fiel ao original, o Studio Classic – o amp que Kelliher rodou nos bastidores do Download – tem entradas de alta e baixa sensibilidade, além de volume pré-amp e volume master. Já o Studio Vintage possui canais High Treble e Normal, com quatro entradas – tal como se espera de um verdadeiro Plexi, permitindo misturar os canais através de patching. No player em baixo, Kelliher deixa a sua opinião sobre o amp, antes de subir a palco com os Mastodon. Recentemente, a banda da Geórgia esteve no Jamor, no VOA – Heavy Rock Festival, num concerto que acompanhámos de perto.

Foto de entrada de Inês Barrau.

Leave a Reply