BOSS, Cube Street II & Expansão Nextone

2021 trouxe de regresso um dos amps campeões de vendas da Roland, mas agora sob a tutela da BOSS, o amp portátil CUBE Street II. A marca também aumentou as opções na gama de amplificadores Nextone com o modelo Special, um combo 1×12 de dois canais, reformulação dos sons da secção de potência e altifalante “Blue Bell”.

A evolução dos modelos Roland, agora o BOSS CUBE Street II surge com canais duplos que permitem ligar microfones e instrumentos e projectar um bom som de forma imediata, sem ser necessário transportar equipamento extra. A funcionalidade de harmonia vocal, o looper e os efeitos também estão disponíveis para aprimorar performances. E com o Adaptador Bluetooth® Audio MIDI Dual Adaptor (BT-DUAL) opcional, podem reproduzir-se malhas pré-gravadas e controlar as funcionalidades do CUBE Street II de modo wireless, a partir do telemóvel ou tablet. Em comparação com o seu popular antecessor, o CUBE Street II é ainda mais leve e resistente graças ao design ABS com moldagem por injeção. A potência de saída também foi duplicada, oferecendo um total de 10 watts de som stereo limpo e articulado. Em cenários que não necessitem de tanto headroom, pode ligar-se o modo Eco para reduzir a energia e prolongar a autonomia da bateria. Vamos ao press da marca…

Com dois canais de entrada ultra-versáteis, o CUBE Street II é compatível com todos os tipos de músicos e artistas. O canal de Microfone/Instrumento inclui um jack combo para um microfone XLR balanceado ou um instrumento como um teclado ou o Aerophone da Roland. Equipado com um jack de ¼-polegadas, o canal de Guitarra/Microfone providencia som “plug-and-play” para guitarristas com sete tipos de amplificadores acústicos e eléctricos, tal como configurações para um instrumento nível-de-linha ou microfone “unbalanced”. Estão disponíveis saídas dedicadas para ligação a um PA ou outro CUBE Street II. Cada canal possui um EQ de três bandas e reverb e existe um efeito de chorus/delay no canal de Guitarra/Microfone. A funcionalidade de harmonia no canal de Microfone/Instrumento cria harmonias vocais impressionantes – as audiências vão começar a perguntar-se onde é que os cantores de fundo se estão a esconder! As harmonias são produzidas à medida que cantas, com base nos acordes de guitarra que estás a tocar ou na nota que escolheste, e podes ligá-las e desligá-las de acordo com as tuas necessidades, com um pedal opcional. Também há um looper incorporado, providenciando uma forma poderosa e divertida de criar faixas de acompanhamento no momento.

Apesar de ter sido projetado com os músicos de performance em mente, o CUBE Street II destaca-se em qualquer situação que exija som de alta-qualidade. É fácil de transportar e pode ser configurado em qualquer local – perfeito para falar em apresentações, workshops e eventos escolares. E com a capacidade de reproduzir música — através da entrada aux ou wireless com o adaptador BT-DUAL opcional — o CUBE Street II é ideal para entretenimento de fundo e performances de karaoke improvisadas. Através do i-CUBE Link e USB, podes enviar a saída de áudio do amp para vídeo, livestreaming ou aplicações de produção musical para captações no momento. O jack i-CUBE Link providencia uma saída mono e liga-se à maioria dos telemóveis e tablets com o cabo incluído, enquanto a entrada USB é compatível com uma ligação stereo digital a um computador ou dispositivo iOS.*

Adaptador Bluetooth® Audio MIDI Dual (BT-DUAL) opcional oferece um poder criativo ainda maior ao CUBE Street II. Podes ligar o teu telemóvel ou tablet através do wireless e tocar ao vivo com faixas de acompanhamento ou tocar música de intervalo entre os sets. Também possibilita a ligação à CUBE Street II Editor, uma aplicação gratuita poderosa para iOS e Android que providencia acesso sem-fios a uma vasta gama de funcionalidades que não estão disponíveis a partir do painel do CUBE Street II. *Pode ser necessário um adaptador Apple para ligar um dispositivo iOS ao CUBE Street II através de i-CUBE Link ou USB.

★★★★★

Em 2018 surgiu a série Nextone da BOSS, que combina som clássico a válvulas com diversidade sonora moderna, em dois novos amplificadores de guitarra: o Nextone Stage e o Nextone Artist. Amplificadores que oferecem quatro níveis de potência e expressão ilimitada em modelos de 40 e 80 watts de potência. Os voicings distintos de canal disponibilizam uma ampla gama de sons, enquanto quatro tipos analógicos de potência de amplificador Class AB seleccionáveis dão acesso instantâneo às características únicas das secções de saída a válvulas 6V6, 6L6, EL84 e EL34. Apoiados pela abordagem avançada Tube Logic, cada tipo de potência de amplificador modifica o circuito inteiro, desde a entrada à saída. Incluem ainda o Nextone Editor, uma ferramenta que te permite afinar o bias, sag, EQ, efeitos, definições do sistema e outras definições internas. Já em 2021, a marca lançou um novo modelo na gama, o Nextone Special.

Impulsionado pela referida abordagem Tube Logic da BOSS e combinando inovações vanguardistas com funcionalidades e detalhes em design boutique, este amplificador oferece controlos profundos de modelação de som, circuito de amp “reactive driver power” melhorado com voicing seleccionável, um altifalante Waza Custom com o som vintage “blue bell” e muito mais cenas fixes. Como referido também, um dos destaques da gama Nextone é o seu design inovador de potência de amplificação e os circuitos classe AB EL84, EL34, 6V6 e 6L6 seleccionáveis. A BOSS voltou a expandir as funcionalidades de potência de amplificação com o Nextone Special, que alcança um nível totalmente novo. O circuito “reactive drive” foi melhorado e vem aperfeiçoar a importante interacção entre a secção de alimentação e o altifalante, oferecendo expressividade ainda maior. Os controlos internos de voicing permitem refinar a resposta, mas também podem aplicar modificações mais profundas através do Nextone Editor. E com o Power Control variável, podem aplicar o “som perfeito” em qualquer situação e momento, tanto em salas pequenas com em palcos gigantes. Com dois canais independentes e completos, o Nextone Special oferece controlo sem precedentes. Existe um switch de Headroom Extra no canal Clean. Também estão disponíveis três memórias Tone Setting, que permitem o armazenamento de configurações favoritas para acesso instantâneo.

O painel traseiro do Nextone Special está carregado de opções de ligação para performances e produção musical moderna. Compatibilidade com controlo externo através do controlador GA-FC, pedais standard da BOSS e MIDI Também existe um loop de efeitos, mais XLR e saídas de linha 1/4” para envio de feed directo para um PA, completo com três voicings IR de coluna micada seleccionáveis com “Air Feel”. A saída de telemóveis/gravação está disponível para sessões silenciosas de práctica e tracking, em conjunto com USB para gravação e comunicação direta com o software Nextone Editor. Também estão incluídos jacks de coluna externa, compatíveis com a ligação de até duas colunas 16-ohm 4×12, para sonoridades ainda maiores. Mais info na BOSS.

Leave a Reply