Os Cave In estrearam um mini documentário gravado nos bastidores de um concerto das lendas hardcore em Outubro de 2022, em Paris. No filme, os músicos revelam as suas motivações e dissecam o recente álbum que os trouxe de regresso.
As regressadas lendas de Boston, os Cave In, que visitaram recentemente Portugal, pela primeira vez, durante o Amplifest e poucos meses depois da edição do novo álbum “Heavy Pendulum”, apresentaram um documentário, gravado no passado dia 19 de Outubro, em Paris. Chama-se “Days Of Nothing”, foi filmado por Clara Griot, e relata o regresso da banda à capital francesa, algo que era naturalmente aguardado há muito por todos os locais.
Neste filme de curta duração, temos direito a espreitar a banda no backstage, e acompanhar os músicos enquanto revelam memórias pessoais, discutem o efeito do álbum novo e muito mais. É um raro olhar por trás da cortina de uma das bandas mais importantes do panorama de peso da actualidade.
“Heavy Pendulum”, editado via Relapse Records, é o primeiro álbum da banda em mais de uma década. Os Cave In (Stephen Brodsky – Guitarra/Voz, Adam McGrath – Guitarra/Voz, John-Robert Conners – Bateria) ganharam novo fôlego com o recrutamento de Nate Newton (Converge, Doomriders, Old Man Gloom) como baixista. Aliás, o disco acabou por ser produzido e gravado por Kurt Ballou nos God City.
O álbum faz prova de tudo aquilo que há muito estabeleceu os Cave In como uma das melhores bandas contemporâneas dentro do rock, hardcore e metal, desde que se estrearam em 1998 com “Until Your Heart Stops”. Desde malhas tão impulsivas como “New Reality”, o esmagador tema de abertura do álbum, aos contornos metálicos de “Blood Spiller”, “Heavy Pendulum” mostra os Cave In a fazerem uma retrospectiva à sua discografia e captar os seus momentos mais memoráveis, viscerais e vanguardistas, para criar um disco que é simultaneamente familiar e muito além do mainstream.