Charvel Lineup 2022

A Charvel Guitars arranca o ano com quatro novos modelos de assinatura para Sean Long, Satchel, Jake E Lee e Henrik Danhage, e um número considerável de novos acabamentos e opções de madeira à sua gama Pro-Mod. Eis os principais specs do alinhamento.

A tradicional Winter NAMM de Janeiro não teve lugar em 2022, avançando para o próximo mês de Junho para se fundir com a edição de Verão, deixando antever que não haverá exposição de Nashville. Ainda assim, por se tratar obviamente do primeiro mês do ano, esta é a época de anúncios de novos produtos e catálogos anuais das marcas. Nesse sentido, as Specialty Brands do Fender Musical Instruments Corporation também estão a apresentar os seus catálogos anuais. Depois da Gretsch Guitars e da EVH Gear, eis-nos diante dos novos instrumentos da Charvel Guitars.

A marca californiana introduz quatro novos modelos de assinatura para Sean Long, Satchel, Jake E Lee e Henrik Danhage, e um número considerável de novos acabamentos e opções de madeira à sua gama Pro-Mod. Resumindo, são três diversidades de cor nas DK24, três So-Cal Style 1, três San Dimas Style 1 e dois novos baixos San Dimas PJ. Braços agora reforçados com grafite e pickups Seymour Duncan são transversais a estes modelos Pro-Mod que, diz a Charvel em press release, «são o epítome de [instrumentos com] resposta elegante e avançada para o profissional experiente e para o aspirante a músico, misturando estilo sofisticado com um som assertivo para a máxima satisfação a tocar».

Podia ser um anúncio de preservativos, por exemplo, mas aqui interessam-nos as principais especificações destas guitarras. Vamos a isso…

Pro-Mod DK24 HH HT E (Mahogany Poplar Burl) | A primeira das três novas DK24 é um modelo com um corpo em mogno no formato Dinky, com tampo em poplar burl, o heel esculpido para o shred e o recorte posterior permitem «acesso sem problemas aos registos superiores [da escala]». Outras características incluem um par de humbuckers Seymour Duncan – um Full Shred SH-10B (ponte) e um Alnico II Pro APH-1N (braço) – controlado por controlos de volume e tom e switch de cinco vias; o braço um aparafusado é uma peça de maple com reforço de grafite e polimento de uretano; a escala em ébano, 12″-16″ de raio composto, com 24 trastes; uma ponte fixa Charvel HT6. O acabamento é o Desert Sand.

Pro-Mod DK24 HSS FR E | Este modelo com acabamento Infinity Blue é alimentado por um trio de pickups Seymour Duncan: um humbucker SH-10B Full Shred (ponte) e os single-coils Flat Strat SSL-6s nas outras posições. Estes são controlados através de botões singulares de volume e tone e switch de cinco vias. Na construção, um corpo em alder com o recorte shredder no heel e nas costas; o braço um aparafusado é uma peça de maple com reforço de grafite e polimento de uretano; a escala em ébano, 12″-16″ de raio composto, com 24 trastes jumbo; ponte double-locking tremolo Floyd Rose 1000 Series.

Pro-Mod DK24 HH 2PT CM (Poplar Burl) | O mais caro dos novos modelos DK24 num corpo Dinky em alder com o tampo que o designa e um braço em maple caramelizado com reforço de grafite. Os specs de escala são iguais aos modelos anteriores. Esta guitarra é alimentada por um par de humbuckers Seymour Duncan – um Full Shred SH-10B (ponte) e um Alnico II Pro APH-1N (braço) – controlado por um botão de volume estilo Strat e botões de tone e switch cinco vias. Outras características incluem pontos laterais Luminlay e uma ponte tremolo recuada Gotoh Custom 510.

Pro-Mod So-Cal Style 1 HH FR E | Anteriormente disponível num acabamento Satin Orange Blaze e agora num luxuoso Satin Primer Gray. Apresenta um corpo de alder, braço de maple aparafusado com reforço de grafite e escala de ébano, 12″-16″ de raio composto com 22 trastes jumbo. Volante para ajuste do truss rod posicionado no heel e ponte double-locking tremolo Floyd Rose 1000 Series. A electrónica inclui um humbucker Seymour Duncan Distortion TB-6 (ponte) e um Seymour Duncan Distortion SH-6N (braço), controlados por botões de volume e tone singulares – o primeiro tem a funcionalidade push/pull para divisão da bobina – e um switch de três vias.

Pro-Mod So-Cal Style 1 HSH FR M | Anunciada como uma «estilosa performer com características modernas e um som versátil», esta guitarra ostenta um corpo em alder com o acabamento Platinum Pink. Braço de maple aparafusado com reforço de grafite e escala de ébano, 12″-16″ de raio composto com 22 trastes jumbo. A electrónica inclui um trio Seymour Duncan: o humbucker TB-6 na ponte, um single coil Flat Strat SSL-6 no meio e um humbucker Distortion SH-6N no braço. Botões de volume e tone e switch blade de cinco vias.

Pro-Mod So-Cal Style 1 HH FR M | Anteriormente disponível em Satin Burgundy Mist, Satin Shell Pink, Snow White e Vintage White, acrescente-se o novo e elegante Gamera Black. As madeiras e specs de corpo e braço são as mesmas dos modelos Pro-Mod So-Cal Style 1 supracitados. Também tem o mesmo par de buckers Seymour Duncan, o TB-6 e o SH-6N, e respectivos controlos. A destacar o guarda-unhas tortoiseshell e a ponte double-locking tremolo Floyd Rose 1000 Series.

Pro-Mod San Dimas Style 1 HSS HT M | A Style 1 HSS HT M tem o corpo alder, com braço maple aparafusado reforçado com grafite e as já referidas especificações de escala. Também conta com o Floyd Rose 1000 Series. É uma guitarra na filosofia “need for speed”. Os sons são do humbucker JB TB-4 e dos single-coils Flat Strat SSL-6, tudo Seymour Duncan e coontrolado por botões singulares de volume e tone e o switch de cinco vias.

Pro-Mod San Dimas Style 1 HH FR M | Agora disponível em quatro acabamentos – Matte Blue Frost, Shell Pink, Snow White e o novíssimo “flip-flop” Chameleon. As especificações e madeitas de corpo e braço são as mesmas dos modelos Style 1 até aqui descritos, mas o braço apresenta um polimento a óleo. Floyd Rose 1000 Series e humbuckers Seymour Duncan.

Pro-Mod San Dimas Style 1 HH FR E | Estes são acabamentos novos, a partir de 2022, o Lime Green Metallic e Miami Blue, e juntam-se ao já existente neste modelo, o Gloss Black. Apresenta um corpo de alder, braço de maple aparafusado com reforço de grafite e escala de ébano, 12″-16″ de raio composto com 22 trastes. Ponte double-locking tremolo Floyd Rose 1000 Series. Os humbuckers, maisn uma vez, são Seymour Duncan, mas com alguma diferença, neste caso um JB TB-4 na ponte e um SH-1N no braço. Os controlos incluem um potenciómetro de volume com coil splitting, um botão de tone e um switch de três vias.

BAIXOS

Pro-Mod San Dimas Bass PJ V | Disponível em Metallic Black ou Platinum Pearl, o Pro-Mod San Dimas Bass PJ V de cinco cordas apresenta “carroçaria” de alder, escala de 34″ num braço em maple caramelizado com o rápido perfil Slim-C e com reforço de grafite. Os PUs incluem um DiMarzio Area J DP551 (ponte) e uma unidade P com split-coil. Os controlos incluem o master volume com funcionalidade push/pull, para activar o circuito EQ activo de três bandas, e um blender de pickups. Outras características a destacar são a ponte Charvel HiMass e a pestana Graph Tech TUSQ XL.

Pro-Mod San Dimas Bass PJ IV | A versão de quatro cordas, o Pro-Mod San Dimas Bass PJ IV partilhas muitas especificações – nas tonewoods e dimensões de escala e perfil do braço – e os mesmo dois acabamentos. Os pickups neste modelo incluem um DiMarzio Modelo J DP123 (ponte) e um DiMarzio Modelo P DP 122 split-coil, controlados por um master volume com funcionalidade push/pull, para activar o circuito EQ activo de três bandas, e um blender de pickups. Também com a ponte Charvel HiMass e a pestana Graph Tech TUSQ XL.

ASSINATURAS

Sean Long Signature Pro-Mod San Dimas Style 1 HH HT M | Este modelo do guitarrista fundador dos While She Sleeps esta guitarra é descrita como «um modelo formidável, concebido para tocar a alta velocidade, som arrasador e opressivo, mas com um estilo excêntrico». A resposta e o conforto de execução são componentes chave do design da guitarra; apresenta um braço com perfil Speed – design para «tocar com velocidade extrema e mudanças de posição desimpedidas» – bem como as extremidades da escala retraídas e um polimento em uretano acetinado. A parte electrónica inclui um par de humbuckers EMG – 57 (ponte) com cobertura em amarelo néon e um 66 (braço) – controlado por um único controlo de volume e switch blade de três vias. O corpo é em alder, o braço (bolt-on) é em maple, com reforço de grafite. Há marcadores laterais Luminlay; volante de ajuste do truss rod no heel; a escala de maple possui raio composto de 12″-16″ com 22 trastes jumbo e a ponte fixa é uma Charvel HT6.

Satchel Signature Pro-Mod DK22 HH FR M | O acabamento Satin White Bengal, com as listas trigresas não podia ser mais apropriado o para o guitarrista principal dos Steel Panther. Junta-se aos modelos de assinatura Satin Purple Bengal e Slime Green que já possui com a Charvel e surge com um corpo Dinky em alder – com os contornos superiores mais afiados – além do braço (bolt-on) em maple com reforço de grafite, e escala de raio composto de 12″-16″ com 22 trastes e um sistema de ponte tremolo double-locking Floyd Rose 1000 Series. Nos pickups está um par de humbuckers Fishman Fluence Classic, controlados por um único botão de volume com a funcionalidade push/pull a dividir as bobinas dos PUs e um switch de três vias.

Jake E Lee Signature Pro-Mod So-Cal Style 1 HSS HT RW | Modelo inspirado na guitarra “meio” Charvel que Jake E Lee toca desde 1975. Apresenta um corpo em alder, escala 12″-16″ de raio composto com 21 trastes jumbo e arestas retraídas, sobre um braço bolt-on em maple. O volante do truss rod está instalado no heel. Na electrónica estão PUs Seymour Duncan e DiMarzio: um humbucker Seymour Duncan JB SH-4 e um par de single-coils DiMarzio SDS41 DP111. Único botão de volume estilo Strat, switch de cinco vias, ponte fixa sob a placa preta e afinadores perlados Charvel.

Henrik Danhage Limited Edition Signature Pro-Mod So-Cal Style 1 HS FR M | Depois da edição limitada de 2020, chega uma reedição (também limitada) para a assinatura do guitarrista dos Evergrey. Corpo em ash, cabeça estilo Stratocaster invertida e braço bolt-on em maple, agora com reforço em grafite. Floyd Rose 1000 double-locking tremolo e botão único de volume (push/pull), para controlar um humbucker Seymour Duncan JB TB-4 (ponte) e um single coil DiMarzio Area 67 DP419CR. A escala, também em maple e com tratamento relic, tem raio composto 12”-16”. O volante de ajuste do truss-rod está acessível no fundo da escala.

6 pensamentos sobre “Charvel Lineup 2022

Leave a Reply