Jackson Guitars Estreia Nova Gama, a Concept

A novíssima Jackson Concept Series abre com quatro guitarras que possuem alguns apontamentos e specs de elite, borderline Custom Shop, mas mais “em conta”. Ainda dois novos baixos e actualizações na gama X e nos modelos Soloist, Dinky, Rhoads, Kelly e Warrior.

A tradicional Winter NAMM de Janeiro não teve lugar em 2022, avançando para o próximo mês de Junho para se fundir com a edição de Verão, deixando antever que não haverá exposição de Nashville. Ainda assim, por se tratar obviamente do primeiro mês do ano, esta é a época de anúncios de novos produtos e catálogos anuais das marcas. Nesse sentido, as Specialty Brands do Fender Musical Instruments Corporation também estão a apresentar os seus catálogos anuais. Depois da Gretsch Guitars, da Charvel Guitars e da EVH Gear, eis-nos diante das novidades Jackson.

Desde logo, a Concept Series, uma gama absolutamente nova, para já apoiada nos designs Soloist e Rhoads e a oferecer specs de elite e apontamentos próximos dos modelos Custom Shop, mas num escalão económico mais maneirinho. E que apontamentos são esses? De um modo geral, os marcadores laterais Luminlay, pontes Floyd Rose Original ou Hipshot e combinações interessantes de pickups Seymour Duncan ou Fishman Fluence nestes primeiros quatro modelos.

Há dois novos baixos e a marca revelou ainda modelos na gama X, incluindo designs Soloist, Dinky, Rhoads, Kelly e Warrior com novos acabamentos. Neste caso as actualizações de specs não são assim tantas, mas há ainda alguymas coisas a ter atenção. Começando pela nova gama, vamos a isso…

Concept Series Rhoads RR24 HS | Novo design Rhoads com construção neck-thru. O braço são três peças de maple com reforço de grafite e uma escala de ébano de 12″-16″ de raio composto. Ou seja, demónio de shred, com marcadores laterais Luminlay para ninguém se perder a meio dos modos. A configuração HS é feita com o bucker Seymour Duncan JB TB-4 e o single-coil Seymour Duncan Hot Rails SHR-1N, instalados no corpo em alder. O hardware dourado acrescenta elegância. Afinadores Gotoh, botões de correia de dupla fixação da Dunlop e um vibrato Floyd Rose Original em destaque.

Concept Series Rhoads RR24-7 | O músculo das sete cordas na construção clássica de Rhoads. A RR24-7 partilha as tonewoods e specs de braço e escala do modelo de seis corda, enquanto o som desta besta de heavy metal provém de humbuckers Seymour Duncan Distortion 7. As restantes diferenças são principalmente estéticas: o hardware é o mesmo, mas acabado em preto. A opção de cor, o Desert Camp, exige demasiado à subjectividade…

Concept Series Soloist SL Walnut HS | A Concept Series Soloist também é neck-through-body, com o acabamento Natural Stained. Junta o corpo em mogno a um braço maple/wenge/maple reforçado com grafite. Também aqui a escala de ébano é 12″-16″, mas o braço tem polimento acetinado. De resto, destacam-se os marcadores laterais Luminlay, o Floyd Rose Original e os PUs Seymour Duncan Full Shred SH-10B na ponte e Seymour Duncan Custom Flat Strat SSL-6 no braço.

Concept Series Soloist SLAT7P HT MS Satin Bourbon Burst | Autêntico canhão de sete cordas construído numa combinação de corpo em ash e tampo em poplar burl. É mais um modelo neck-thru na gama Concept, com o braço numa mistura de cinco peças de maple e wenge encimado por multi-escala com o comprimento 25,5″-27″. Também este braço é alvo de polimento acetinado. Depois temos os humbuckers Fishman Fluence Modern PRF-MH8-CB1 e PRF-MH8-AB1, que permitem escolha de dois carácteres, através do switch push-pull no botão de tone. A ponte fixa é uma unidade Hipshot 7.

★★★★★

Jackson X Series Soloist | Há quatro novos modelos nesta gama, com data de chegada ao mercado apontada a Maio. O modelo SLA6 DX Archtop Baritone (escala de 26,5″), num corpo arqueado de nyatoh, com braço (neck-thru) em maple e a escala de laurel com raio composto12″-16″ de raio composto. A guitarra está disponível em Satin Black, com binding, e equipada com pickups Active EMG 81 e 85.

Depois o modelo SLX DX Camo, na verdade Tiger Jungle Camo, que acolhe pickups cobertos Active Jackson de elevado volume. As tonewoods e os specs de braço e escala repetem-se.

Os mesmoS specs de braço e escala e as mesmas tonewoods da Camo (exceptuando o corpo, em poplar neste caso), neste modelo SLX DX de “entrada”, agora com os acabamentos Red Crystal and Granite Crystal. Aqui os humbuckers são os Duncan Designed HB-103N e HB-103B.

A encerrar as novidades Soloist X, temos a SL3X DX Crackle, que recebeu modificações mais significativas. Apresenta um corpo em basswood e o braço reforçado com grafite, bem como uma escala em laurel e uma configuração HSS com mini humbuckers de alta potência e um, também bruto, humbucker na ponte.

Jackson X Series Dinky | Neon Pink e Caution Yellowways são os novos acabamentos. Anteriormente apenas disponível em Neon Green, Gloss Back e Cobalt Blue, a DK3XR HSS é, de resto, igual ao topo de gama Dinky. Por isso, podem contar com PUs Jackson em configuração HSS, escala em laurel, tremolo double-locking Floyd Rose e a cabeça invertida a partir do próximo mês de Maio.

Jackson X Series Rhoads | Este Winter Camo chega agora às Rhoads X, através desta RRX24. Tal como no modelo Concept, deixa-nos a ideia de que Camos e Rhoads não encaixam. Outras especificações incluem o corpo estilo V em nyatoh, braço through-body em maple e escala em laurel 12″-16″ de raio composto, com 24 trastes jumbo. Os humbuckers Jackson de alto rendimento, um Floyd Rose retraído e inlays perlados compõem o ramalhete. Também disponível a partir de Maio.

Jackson X Series Kelly | Se camuflados e Rhoads não nos caem no goto, este Ferrari Red parece destinado à KEX (anteriormente apenas disponível em Gloss Black). Esta novidade de 2022, possui todas as restantes especificações que as suas antecessoras. De forma muito resumida, corpo offset em poplar e braço through-body em maple, também com escala de raio composto (12”-16”), incrustações perladas e 24 trastes jumbo.

Jackson X Series Warrior | Outro anguloso offset apontado a Maio este modelo WRX24 com acabamento Satin Black, pickups também pretos (tal como a sua armação) de elevado volume e hardware também preto. Das duas uma (AVISAMOS QUE SE SEGUE UM COMIC RELIEF PARA LÁ DE FOLEIRO): para feita para black metal ou para uma sessão fotográfica das Kardashians. Se ainda estão a ler, há a destacar o tremolo Floyd Rose de duplo bloqueio, a escala (25.5”) em laurel de raio composto sobre o braço em maple, uma vez mais neck-thru.

Jackson X Series Concert Bass / Spectra Bass | A Jackson também reforçou a gama X com os baixos de concerto CBXNT DX V e SBX IV Spectra Bass. O Concert de cinco cordas apresenta um comprimento de escala de 35″, braç em maple, raio composto de 12″-16″, um par de pickups Jackson estilo Jazz e estilo Precision e, em estreia, os acabamentos Gloss Black e Snow White. Também vale a pena referir o EQ de três bandas integrado, a ponte fixa Jackson Bass Bacher V (um design recente) e os afinadores die-cast. Já o Spectra Bass está agora disponível em Gloss Black e Matte Army Drab. O corpo nyatoh acolhe o braço (through-body) em maple que, por sua vez, possui escala em laurel com raio composto. Os PUs são humbuckers genérios de output médio. Tem o mesmo circuito EQ, mas acrescenta a capacidade da funcionalidadepush/pull no botão de volume para alternar entre circuito activo ou passivo. Resta referir o botão de blend e ponte fixa HiMass.

5 pensamentos sobre “Jackson Guitars Estreia Nova Gama, a Concept

Leave a Reply