Introduzido pela Fender em 2018, quando surgiram as primeiras stompboxes criadas por Stan Cotey, o Pelt Fuzz é um pedal que tem passado despercebido a muito boa gente. Vejam o seu potencial, agressividade e dinâmica, nas mãos do shredder Chris Buck.
Foi em 2018 que a Fender aproveitou a Winter NAMM para anunciar novos pedais de guitarra, criados por Stan Cotey. Depois desses seis pedais que marcaram o regresso da Fender ao universo dos efeitos, a Summer NAMM do mesmo ano viu a gama aumentar em três novas unidades, o Engager Boost, o The Pelt Fuzz e o Full Moon Distortion. Os designs foram criados partindo da opinião de músicos de sessão (ao vivo ou em estúdio), entrevistados por Stan Cotey, Vice-Presidente do departamento de inovação de produtos da Fender. Os pedais possuem circuito autenticamente originais e estes três modelos particulares parecem especificamente apontados à malta da pesada!
Focamo-nos no The Pelt Fuzz. Obviamente, é um pedal fuzz e não há muito mais a dizer. Os pedais fuzz, são o que são. Tem tudo o que se espera na sua simplicidade, com os controlos Level, Fuzz e Tone, além do controlo Bloom que define os contornos do corpo sonoro. O switch Mid permite um boost ou um corte no espectro de médios, oferecendo ainda maior versatilidade sonora, e o switch Thick (como o nome indica) acrescenta densidade. A Fender assegura que esta unidade de silício pode ser colocada em qualquer lugar na ordem da cadeia de sinal.
Ou pela falta de tradição da Fender no que diz respeito a stompboxes ou pelo seu preço bastante “em conta” (acreditem ou não, muitas vezes associam-se os preços ponderados à falta de qualidade), a verdade é que o Pelt Fuzz é um pedal imensamente desconsiderado, quase criminalmente. Afinal, ainda que não possua componentes de elite, esta unidade é capaz de fundir o mundo tradicional e contemporâneo do fuzz, dono de um som tão poderoso e agressivo como aveludado.
O shredder Chris Buck partilha desta opinião e diz mesmo que este pedal fuzz é um futuro clássico, na demonstração e considerações que partilha sobre o Pelt. A stompbox vale, no mercado nacional uns €139. Podes averiguar mais specs na Fender. Dispara o player seguinte, para veres a review de Chris Buck.