Clutch Live From Hammerjacks [Pro-Shot]

Para celebrar o lançamento do seu novo álbum, “Sunrise On Slaughter Beach”, os aclamados groove rockers Clutch transmitiram em livestream o concerto em Baltimore, no 18 de Setembro de 2022. O alinhamento de “Live From Hammerjacks” é inteiramente baseado no novo álbum e pode ser visto gratuita e integralmente.

Acerca do lançamento de “Sunrise On Slaughter Beach” e na antecâmara deste livestream, Neil Fallon referia: «’Sunrise On Slaughter Beach’ é um disco estranho. Foi, de uma maneira geral, uma criação de estúdio. Faz-me lembrar muito o ‘Jam Room’, nesse aspecto. Em circunstâncias normais certamente não teríamos explorado a ideia de usar vibrafones, theremin ou coros (obrigado, Deborah Bond e Frenchie Davis!). Mas como se diz, a necessidade aguça a estranheza. A transmissão no YouTube da nossa actuação de 18 de Setembro no Hammerjacks é uma forma de agradecer a todos os fãs que nos apoiaram ao longo dos últimos 31 anos e nos últimos dois anos em particular. É também uma boa maneira de nos motivar a deixar de merdas e aprender o novo material».

“Sunrise On Slaughter Beach” introduz, de facto, algumas estreias no cânone da dos Clutch: vibrafone (Gaster), theremin (J. Robbins) e os coros femininos das cantoras Deborah Bond e Frenchie Davis. As nove canções do álbum são um passeio diversificado, destinado a agradar tanto aos fãs de longa data como a intrigar os recém-chegados. É um novo capítulo de uma história sempre desdobrável que significa tanto para os fãs como para a banda.

Gravado no Magpie Cage Recording Studio em Baltimore, Maryland, o disco foi produzido e misturado por Tom Dalgety (Ghost, Royal Blood, Pixies), com engenharia adicional por J. Robbins (Jawbreaker, Against Me!, The Sword). O décimo terceiro álbum de estúdio dos Clutch é um resumo de tudo o que faz a banda grande e mais um salto gigante para a longevidade da sua carreira. Novos bangers como “Red Alert (Boss Metal Zone)”, “Nosferatu Madre”, “Skeletons On Mars”, “Jackhammer Our Names” e “Mercy Brown” ocupam o lugar que lhes é devido ao lado dos clássicos dos norte-americanos. “Sunrise On Slaughter Beach” é o culminar natural do que os músicos começaram, ainda adolescentes, no início dos anos 90. Os colegas de escola secundária de Seneca Valley – Neil Fallon (voz), Tim Sult (guitarra), Dan Maines (baixo) e Jean-Paul Gaster (bateria) – partilham laços musicais e pessoais inquebráveis, reforçados por três décadas. Moldados pela mesma região que deu origem a Bad Brains, Minor Threat ou Rites Of Spring, os Clutch conjuram jams de fúria hardcore e poder fuzz stoner rock.

Ainda no mês de Agosto passado, os Clutch passaram pela primeira vez em Portugal, com concertos no Porto e Lisboa. Estivemos na data da capital. «A discografia dos Clutch é nada menos que abundante e o alinhamento escolhido para Lisboa foi tão demolidor como capaz de evocar esse percurso de mais de três décadas», diz a nossa reportagem. Quanto a “Live From Hammerjacks”, o alinhamento é: Red Alert (Boss Metal Zone); Slaughter Beach; Mountain Of Bone; Nosferatu Madre; Mercy Brown; We Strive For Excellence; Skeletons On Mars; Three Golden Horns e Jackhammer Our Names. Dispara no player em baixo.

Um pensamento sobre “Clutch Live From Hammerjacks [Pro-Shot]

Leave a Reply