Contradiction

A Última Digressão dos Contradiction Passa em Portugal

As lendas do thrash alemão Contradiction vão terminar a sua carreira em Dezembro de 2023. Um mês antes, no Total Thrash Terror, com os Pitch Black e os Terror Empire, no Paranoid Beer & Records (Freamunde), dão o primeiro de três concertos em Portugal, a encerrar aquela que é a sua última digressão.

Os Contradiction são uma das lendas do underground europeu, uma banda alemã de thrash metal que foi formada em 1989, na cidade de Wuppertal. Ganharam uma reputação graças à sua agressividade sem compromissos, inspirada no thrash metal de compatriotas como os Kreator, os Sodom e os Destruction. O mesmo é dizer que a sua sonoridade é abundante em riffs de guitarra incendiários, bateria intensa e vocais crus.

Criaram o álbum de estreia, “Rules Of Peace”, em 1993, que foi aclamado pela crítica especializada e pelos fãs e solidificou o seu estatuto como um dos nomes proeminentes do thrash germânico. Em 1995, esse estatuto foi reforçado pelo segundo álbum, “All We Hate!”. Nesse trabalho, os Contradiction soam mais maduros e refinados, incorporando elementos de groove e melodia, ao mesmo tempo que a sua agressividade permanece intacta. Músicas como a faixa-título tornaram-se clássicos que fazem prova da habilidade da banda em escrever malhas memoráveis e impactantes.

A segunda metade da década de 90 foi menos produtiva, após a saída da secção rítmica que incluia o baterista Kai Fischer e o baixista Lars Fischbach. Os Contradiction passaram por várias mudanças nesse sector da formação, com os guitarristas Oliver Kämper e Oliver Lux a liderarem a banda que continuou a lançar álbuns que são cartas de amor às fundações do thrash metal. O primeiro deles foi “Contraminated” (2001) onde, de alguma forma, o momentum original esmoreceu, mas o vigor de títulos que surgiram de rajada como “The Voice Of The Hatred” (2005), “The Warchitect” (2006), “The Essence of Anger” (2009), e o disco final “The Origin of Violence” (2014), bastou para agradar às exigentes legiões do old school.

No cânone do thrash nunca há muito por onde falhar, se forem mantidos os pilares da intensidade a agressividade sónicas e as letras politicamente carregadas que frequentemente abordam temas de questões sociais, a estupidez da guerra, o controlo oligárquico da economia e as lutas interiores do indivíduo. E se ao estilo tradicional do género, forem incorporados uns pozinhos de speed metal, ainda melhor.

Embora a banda possa não ter alcançado o mesmo nível de sucesso comercial de alguns dos seus contemporâneos, pela sua fidelidade a esses princípios, os Contradiction mantiveram uma base de fãs considerável até aos nossos dias, principalmente no território europeu e solidificaram-se como um dos titãs no legado do thrash alemão. Este sentido conclusivo do parágrafo adequa-se ao momento. Os Contradiction anunciaram o fim da sua carreira e vão encetar a sua última digressão em 2023, que culminará numa data na sua cidade natal.

Antes desse concerto de despedida, a digressão vai encerrar em Portugal. No próximo mês de Novembro, os Contradiction passam em três datas no nosso país. A primeira delas no evento Total Thrash Terror, concerto no dia 10 de Novembro de 2023, no Paranoid Beer & Records (Freamunde). Os Contradiction estarão acompanhados por realeza thrasher lusa, os veteranos Pitch Black e a powerhouse conimbricense Terror Empire, numa noite com a abertura de portas marcada para as 21h30 e início de hostilidades às 22h. Os bilhetes valem 10 paus. Este é um concerto com o apoio ROMA INVERSA.

Ainda referir que, nos dias seguintes ao Total Thrash Terror, os Contradiction passam na edição deste ano do Mosher Fest e também em Loulé.

Um pensamento sobre “A Última Digressão dos Contradiction Passa em Portugal

Leave a Reply