Celebrizada por David Graham e imortalizada por Jimmy Page. Como afinar correctamente a guitarra e alguns acordes para começar a explorar a DADGAD ou afinação celta, mais algumas afinações alternativas.
Esta afinação é muito usada no folk, tendo sido popularizada por David Graham nos anos 60. Partindo da afinação Open D, basta subir meio tom na terceira corda, de F# para G. Jimmy Page pegou na “afinação celta” e redimensionou-a com o enorme som amplificado dos Led Zeppelin. Se a DADGAD passou a ser encarada com muito bons olhos para a guitarra eléctrica desde aí, é uma grande afinação para guitarra acústica desde sempre. Deixamos umas mais decompostas para os principiantes. Os seguintes acordes devem permitir um bom arranque para perceber melhor como funciona a afinação.

Basta afinar a guitarra, da corda mais grave para a mais aguda, como mostra a ilustração e experimentar depois as formações. Embora os acordes de barra ou de formação mais composta sejam possíveis e dignos de exploração, são as formas abertas como estas que dão o som mais distinto a esta afinação. Eis alguns exemplos, para começar…


A chamada afinação standard teve a sua origem há mais de 500 anos, com um instrumento da família dos cordofones, a chittarra italiana, que, com 5 cordas, tinha a afinação ADGBE. Posteriormente, já no final do século XVIII, começaram a surgir as primeiras guitarras de 6 cordas, que adoptaram a mesma afinação que a chittarra italiana, que já era uma afinação standard para este tipo de instrumentos, acrescentado apenas um Mi (E) à afinação, ficando EADGBE.
Ter sido esta progressão de notas e não outras, com uma série de quartas justas e uma terceira maior, prende-se ao facto de facilitar tocar escalas ocidentais e fazer os acordes com maior rapidez. Contudo, hoje em dia, a variedade de afinações é enorme, e encontramos muitos guitarristas que usam afinações alternativas nos mais diversos estilos musicais, seja para dar mais corpo e peso ao som, como no caso do metal, seja para ajustar ao estilo de tocar e da sonoridade, como no caso do fingerpicking.
Drop D [D-A-D-G-B-E] | Provavelmente é a afinação mais usada a seguir à standard. Consiste apenas em descer um tom na sexta corda de E para D, tornando o som um pouco mais grave, sendo por isso utilizado frequentemente no metal e no rock. Mas, se o Drop D não te enche as medidas podes sempre optar pelo Drop A [A-E-A-D-F#-B], uma afinação para estilos musicais mais extremos, dando um som bastante grave à guitarra.
Afinação em C [C-F-A#-D#-G-C] | Esta afinação utiliza os mesmo intervalos que a afinação standard, mas com dois tons a baixo para todas as notas, o que potencia um som muito mais grave e pesado. Por esse mesmo motivo, é uma afinação utilizada com mais frequência dentro do metal e derivados. Também é muito usada a variação em D que, com os mesmos intervalos, fica entre a standard e a afinação em C, dando mais peso ao som sem perder tanto a definição do riff. E, nesta variante, existe ainda a Afinação “Iommi” [C#-F#-B-E-G#-C#], a meio tom entre a afinação C e D, com o mesmo intervalo de notas. Depois de ter tido um acidente onde perdeu a ponta de dois dedos, Tony Iommi passou também a adoptar esta afinação de forma a aliviar a pressão nas cordas, o que veio a dar-lhe um som que redefiniu o próprio rock.
Afinação “Nick Drake” [C-G-C-F-C-E] | Esta afinação é uma das muitas que Nick Drake usou e popularizou, sendo mais apropriada ao folk, à guitarra acústica e ao fingerpicking.
Open C [C-G-C-G-C-E] | Esta afinação consiste num intervalo de notas que compõem um acorde quando tocadas soltas, neste caso C maior. Pode-se obter um C menor, baixando meio tom na 1º corda, de E para D#. Muito usada no estilo fingerpicking. Podem usar a variante que compõe um acorde em D maior [D-A-D-F#-A-D] quando se tocam as cordas soltas, bastando baixar meio tom na terceira corda, de F# para F, para se obter afinação D menor. Há ainda a variante muitio usada no blues e uma das preferidas do pessoal dos Stones, o Open G [D-G-D-G-B-D] que, quando tocada com as cordas soltas, produz o acorde de G maior. Para se obter a afinação em G menor, basta descer meio tom na terceira corda, de G para A#.
2 pensamentos sobre “DADGAD, A Afinação Celta & Alternativas”