Deep Purple, O Primeiro Concerto com Simon McBride

Com Steve Morse retirado destas lides, o exuberante vibrato de Simon McBride e os seus licks à Satriani, garantiram que a enorme tradição de guitarristas dos Deep Purple é plenamente mantida. As lendas britânicas arrancaram uma digressão em Israel que os trará a Portugal, estreando o novo shredder.

Uma das mais que mais necessita do palco para se expressar na sua plenitude, os Deep Purple arrancaram uma nova digressão mundial no passado dia 22 de Maio, na Menora Mivtachim Arena, em Tel Aviv, Israel. O início de mais uma tour das lendas britânicas dificilmente seria uma notícia de grande destaque, tal a quantidade de vezes que sucede. Desta feita as coisas são diferentes. Este foi o primeiro concerto com o guitarrista Simon McBride.

Em Março passado, a banda anunciou que motivos de ordem pessoal forçaram o seu guitarrista Steve Morse a um hiato na sua carreira. A esposa do shredder tem um problema de saúde bastante delicado e o músico decidiu estar perto dela, acabando mesmo por anunciar, posteriormente, que não regressaria à vida de digressões e saindo os Deep Purple, ele que estava na banda desde 1994, quando entrou para compensar a saída de Ritchie Blackmore. Na ocasião, foi então anunciado o substituto: Simon McBride.

O guitarrista já andou, noutras ocasiões, em digressão com Ian Gillan e também com Don Airey, o teclista que ocupou o lugar do eterno Jon Lord. Sobre a sua escolha, McBride referiu: «Sinto-me extremamente honrado por me terem proposto ocupar o lugar do Steve e tocar com uma banda rock tão icónica como os Deep Purple. São excelentes músicos e excelentes pessoas… Estou entusiasmado por ir para a estrada e tocar estas canções tão icónicas em palco, ao lado de tais lendas. Os meus pensamentos permanecem com o Steve e Janine e a sua família».

É o velho ditado que os Queen musicaram. The show must go on. Nesse sentido, McBride arrancou a digressão com os restantes Purple e não deixou que a tremenda reputação da banda seja alvo de qualquer dano. Há vários bootlegs onde se pode ver e ouvir McBride em acção, destacando-se o seu pungente vibrato e o vigor dinâmico dos seus solos, com alguns licks (atrevemo-nos a dizer) à Satriani.

Depois de terem editado “Whoosh!” (2020), os Deep Purple estrearam o álbum “Turning To Crime” (2021). O trabalho conta com versões de temas de artistas como Bob Dylan, Fleetwood Mac, Bob Seger, Cream e The Yardbirds. Já este ano, o triunfal “Machine Head” celebra o 50º aniversário.

Recordamos que as lendas britânicas contemplam nova visita a Portugal, com um espectáculo agendado para dia 06 de Novembro de 2022, em Lisboa, no Campo Pequeno. Quanto à noite de Israel, a setlist foi: Highway Star; Pictures Of Home; Strange Kind Of Woman; Nothing At All; Uncommon Man; Lazy; When A Blind Man Cries; 7 And 7 Is; Throw My Bones; Time For Bedlam; Perfect Strangers; Space Truckin’; Smoke On The Water; Caught In The Act; Hush; Black Night. Podem ver um bootleg (com a grande maioria da setlist) no player seguinte…

Leave a Reply