A DigiTech e a DOD parecem ter sido removidas da lista de marcas activas da Harman e do grupo Samsung, levantando especulação sobre o futuro das populares marcas de efeitos, se foram descontinuadas ou apenas vendidas a outra empresa.
O website DigiTech lista agora cada um dos seus produtos, incluindo os do DOD, como «actualmente não disponíveis». Além disso, a DigiTech parece ter sido retirada da página da marca da empresa-mãe, a Harman Audio que, por sua vez, pertence ao grupo Samsung. Alguns utilizadores que discutiram o tópico na The Gear Page relatam ter conseguido comprar pedais através do site ainda recentemente, pelo menos até ao dia 04 de Abril. Muitos especulam que as marcas terão sido vendidas a uma empresa diferente.
As ofertas da DigiTech abrangem numerosas unidades de stompboxes e multiefeitos, mas a marca é talvez mais conhecida pelos seus pitch shifters, desde os Whammy e Drop até ao Ricochet. Muitas das maiores inovações da DigiTech e DOD surgiram quando o departamento de desenvolvimento de produtos era liderado por Tom Cram, época em que surgiu o Whammy 5, Ricochet, Mosfet Gunslinger, Rubberneck Analog Delay, iStomp, Boneshaker e Carcosa Fuzz.
Em 2018, Cram e a sua equipa foram despedidos após ter sido decidido que a DigiTech e a DOD seriam integrados na Harman e na Samsung e aí começaram os problemas…
Cram, que agora dirige a sua própria marca, a Spiral Electric FX, colocou fim aos rumores de que voltaria a integrar a DigiTech ou a DOD numa declaração publicada, no dia 13 de Abril, na sua conta pessoal no Facebook: «Estou a receber muitos DM’s com perguntas sobre a DigiTech/DOD. Não sei o que se passa, não falo com ninguém na Samsung desde 2018. No entanto, direi àqueles que esperam um bom resultado, que precisam de se livrar desses pensamentos cor-de-rosa».
Ryan Bruce, apresentador do canal YouTube Riffs, Beards & Gear, dissertou no dia 12 de Abril sobre este estranho desaparecimento das marcas do website da Harman (vídeo em baixo). Aliás, a última actividade no Instagram da DigiTech remonta a um ano atrás, em Abril de 2021.
ACTUALIZAÇÃO: As marcas, bem como todos as suas mais valias comerciais e propriedade intelectual, foram adquiridas pela Cort. Jun Park, Presidente da Cortek, prestou declarações ao Guitar.com: «Desde 1973, os pedais de efeitos de guitarra DigiTech/DOD têm sido ícones na indústria e mantemos um profundo respeito pela tradição e legado dos produtos DigiTech/DOD. Ansiamos por continuar a produção e a venda destes emblemáticos produtos, tal como investir em novas funcionalidades e unidades».
A Cort (Cortek) é um fabricante sul-coreano de guitarras eléctricas e acústicas, de baixos e ukuleles. Na secção privacy policy do website da DigiTech, a marca já surge descrita como uma «divisão da Cortek Corporation», com o seu endereço a remeter para a sede da Cortek, no distrito Gangseo de Seoul, Coreia do Sul.
Um pensamento sobre “DigiTech & DOD, O Futuro na Cort”