DigiTech & DOD de Regresso

Depois do marasmo em que o grupo Samsung as deixou cair e da venda à Cort, a DigiTech e a DOD estão a carburar e anunciaram o regresso para breve. Intui-se uma reedição do icónico Whammy e outros modelos marcantes.

Em Abril passado, a DigiTech e a DOD foram subitamente removidas da lista de marcas activas da Harman e do grupo Samsung, levantando especulação sobre o futuro das populares marcas de efeitos, se foram descontinuadas ou apenas vendidas a outra empresa. Poucos dias depois dessa constatação, soube-se que as marcas DigiTech e DOD, bem como todos as suas mais valias comerciais e propriedade intelectual, foram adquiridas pela Cort. Jun Park, Presidente da Cortek, prestou declarações ao Guitar.com: «Desde 1973, os pedais de efeitos de guitarra DigiTech/DOD têm sido ícones na indústria e mantemos um profundo respeito pela tradição e legado dos produtos DigiTech/DOD. Ansiamos por continuar a produção e a venda destes emblemáticos produtos, tal como investir em novas funcionalidades e unidades».

A Cort (Cortek) é um fabricante sul-coreano de guitarras eléctricas e acústicas, de baixos e ukuleles. Na secção privacy policy do website da DigiTech, a marca passou a surgir descrita como uma «divisão da Cortek Corporation», com o seu endereço a remeter para a sede da Cortek, no distrito Gangseo de Seoul, Coreia do Sul.

Desde essas movimentações corporativas, muitos guitarristas passaram a esperar ansiosamente por novidades em relação à DigiTech e DOD. Novidades que foram tudo menos abundantes até que, no passado mês de Novembro, foi revelado que os construtores destas marcas se preparavam para regressar em pleno ao mercado, depois de terem recebido uma visita de directores da Cortek na sua sede em Salt Lake City e que o aclamado pedal Whammy foi assunto de debate. «Claro que falámos muito mais do que o DOD com a Cortek durante a sua visita a SLC, muito mais», dizia um post de imagem legendado, mostrando três gerações diferentes de pedais Whammy.

Não houve qualquer comunicado oficial a respeito de um novo lançamento ou reedição do icónico pitch-shifter, mas estaremos atentos, tal como muitos outros que se apaixonaram por este pedal celebrizado por Tom Morello nos Rage Against The Machine. Já no dia 05 de Dezembro, a página Facebook da DigiTech deixou mais algumas dicas sobre o que esperar para breve. «Temos estado a trabalhar arduamente para fazer regressar ao mundo os nossos pedais e o Rubberneck não é excepção», assinala um post desse dia, acompanhado por um vídeo demonstrativo de Pete Thorn ao delay analógico DOD Rubberneck.

Um pensamento sobre “DigiTech & DOD de Regresso

Leave a Reply