Kirk Windstein prometeu a conclusão do muito antecipado EP de covers e ainda um novo álbum de originais dos Down, assim que assentar a poeira das adiadas celebrações do 25º aniversário de “NOLA”.
Kirk Windstein fez um ponto de situação com Pierre Gutiérrez nas Rock Talks a respeito do há muito falado EP dos Down de covers de canções “obscuras”. «Há muito tempo que falamos sobre isto. O que tem acontecido é que, tal como na sua origem, Down é mais ou menos um projecto paralelo. Adoramos fazê-lo e é uma tonelada de diversão – adoramos a banda; é uma banda fantástica – mas todos regressam às suas outras bandas. O Pepper [Keenan, guitarra] a tempo inteiro em Corrosion Of Conformity, o Jimmy [Bower, bateria] nos EYEHATEGOD, eu com Crowbar, e o Phil [Anselmo, voz] tem em mãos imensos projectos, como sempre fez e sempre fará».
As boas notícias é que, fazendo fé nas palavras de Windstein, esse EP será mesmo uma realidade e até um novo álbum repleto de originais. «Adoraria lançar-me ao trabalho de fazer este EP de covers. Tanto quanto sei, ainda não concordámos a cem por cento com as canções. Neste momento, estamos mais preocupados em estar devidamente ensaiados para os espectáculos que temos pela frente no final de Maio. E temos três festivais na Europa no final de Junho, para os quais também temos de estar preparados. Estamos um pouco concentrados nisso, talvez depois vejamos em que ponto estamos com o EP». O músico abordou ainda outros factores que têm motivado o adiamento deste trabalho: «A vida vai-se impondo à medida que se envelhece. Temos filhos e alguns de nós somos casados… A vida torna difícil conciliar a agenda de todos. Mas só precisamos de entrar numa sala, conversar e resolver tudo. E mal posso esperar para o fazer; acho que vai ser óptimo».
Apesar de não querer comprometer-se no que respeita aos temas já definidos para o EP, porque muitos têm entrado e saído da lista, quando Gutiérrez mencionou que seria fixe ouvir os Down tocarem uma canção dos KISS, Windstein abriu um pouco o jogo: «O Pepper referiu uma que adoro, por isso nunca se sabe. Mais uma vez, tudo depende realmente de Phil, no final, o que ele sente que se ajusta na sua voz e que a canção dos KISS seria, se o fizéssemos, de facto. Quero dizer, temos uma em mente, mas será que a podemos fazer soar como Down? Talvez sim. Tem de soar como se a tivéssemos escrito; tem de soar como nós». Quanto à possibilidade de um novo álbum completo de material original, Kirk diz: «Isso é outra coisa que precisa de ser debatida a certa altura. Para mim, seria quase mais fácil para toda a gente escrever riffs e reunir-se do que tentar decidir sobre quais as covers a fazer. Tenho a certeza de que a certa altura chegaremos a esse ponto. Não estamos a ir para novos e é algo que nos agrada e penso que os fãs também iriam adorar. Por isso, estou certo de que a dada altura, a qualquer momento, vamos consegui-lo».
Membro fundador dos Down, Windstein deixou a banda em 2013 para se concentrar nos Crowbar e na sua vida familiar. Foi substituído por Bobby Landgraf, antigo técnico de guitarra da banda, até ter regressado em 2019, quando o supergrupo confirmou uma série de datas em 2020, para celebrar o 25º aniversário de “NOLA”, todas elas canceladas ou adiadas desde então devido à pandemia…