ESP Guitars, Catálogo E-II 2023

Entre estreias absolutas, actualizações e novos acabamentos, há uma dúzia de propostas da fábrica japonesa da ESP Guitars a entrar no lineup de 2023.

A NAMM está de regresso para a edição de 2023. A mais importante exposição de instrumentos musicais do mundo decorre entre os dias 13 e 15 de Abril de 2023, no local tradicionalmente destinado à Winter NAMM, o Centro de Convenções de Anaheim, na área metropolitana de Los Angeles, Califórnia. Fender, Gibson e PRS, os maiores fabricantes de guitarras norte-americanos, não vão estar presentes na exposição. Todavia, há um universo gigante de marcas de enorme relevância e impacto e as novidades são para lá de muitas e, na sua maioria, excitantes, como sucede com a massiva apresentação de novidades no catálogo ESP/LTD 2023.

Já é tradição na marca revelar um exército de novas guitarras eléctricas e o novo catálogo integra dozes actualizações (seis delas modelos novíssimos) que surgem com o selo de construção japonesa E-II. As guitarras podem ser agrupadas em quatro tipos de ESPs: dois modelos Arrow, quatro modelos Eclipse, outros quatro M Series, uma Viper e a SN-III HT. Recorde-se que os modelos E-II são construídos na fábrica que a ESP adquiriu em Tóquio e os seus padrões são elevados. «Em 2014, demos uma volta à nossa gama ESP Standard e mudámos a sua designação para ESP E-II. Estes instrumentos estão entre os nossos mais elevados valores de construção em série e são actualmente usados por muitos músicos profissionais em estúdio e em digressão», referia Matt Masciandaro, CEO da ESP Guitar Company.

Com os modelos de assinatura do catálogo de 2023 já introduzidos na nossa plataforma (abre novo separador), vamos ver as principais características destes modelos ESP E-II. Façam scroll…

ESP E-II Arrow Series | Os dois modelos Arrow são bastante semelhantes, mas possuem diferenças significativas. Nomeadamente, a E-II Arrow ‘normal’ possui ponte Floyd Rose Original, enquanto a E-II Arrow NT (na imagem) possui ponte fixa. A partir daí, ambas as guitarras são construções neck-thru-body, têm trastes em aço inox e afinadores de bloquqio Gotoh. Também há um tampo em burl maple figurado em ambas, com o acabamento Nebula Blackburst. Podem consultar mais detalhes no site oficial ESP Arrow Series.

ESP E-II Eclipse Series | As quatro Eclipse apresentam sobretudo diferentes configurações de hardware. As duas E-II de ponte fixa e produção mais standard surgem no acabamento See Thru Black Cherry Sunburst ou Tiger Eye Sunburst. Depois há o modelo E-II Eclipse Full Thickness EverTune (na imagem) e o modelo E-II Eclipse Floyd Rose. Os specs nucleares de todas elas são os pickups Fishman Fluence, os trastes de aço inox e o acabamento acetinado dos braços. Cada um das guitarras tem corpo e braço em mogno, com escala em ébano e afinadores Gotoh. Podem consultar mais detalhes no site oficial ESP Eclipse Series.

ESP E-II M Series | Uma vez mais, a meio das quatro novidades, os modelos standard surgem com novos acabamentos (Black Natural Burst ou Snow White) e há duas estreias: nova versão de ponte fixe e nova versão de pickup único. Com ponte Floyd Rose e pickups Bare Knuckle, os dois modelos E-II M-II possuem trastes de aço inoxidável, afinadores de bloqueio Gotoh e cabeças invertidas. Estes specs são seguidos de perto no modelo HT que troca o sistema Floyd Rose pela ponte fica. Como se vê na imagem em cima do texto, o acabamento desta guitarra é o deslumbrante Mercury Blueburst. A fechar as actualizações nesta gama está a E-II M-I Thru NT Snow White, que ostenta um único humbucker Fishman Fluence Modern (controlado por um único potenciómetro de volume) e um design string-through-body. Podem consultar mais detalhes no site oficial ESP M Series.

ESP E-II Viper Series | Em 2023 há apenas uma nova Viper, com um demolidor acabamento See Thru Black Cherry. A nova E-II Viper tem construção set-thru. O corpo e o braço são em mogno. A escala em ébano é percorrida por trastes extra jumbo de aço inoxidável e rematada por pestana em osso. O hardware é Gotoh, incluindo a ponte TOM. Os humbuckers activos são os Fishman Open Core Classic. Mais info no site oficial ESP Viper Series.

ESP E-II SN-III HT | É também modelo único em 2023, a E-II SN-III HT. Surge com ponte fixa Hipshot e com o acabamento Tiger Eye Sunburst. Fiel ao seu estilo Strat, é uma guitarra bolt-on com corpo em alder e tampo flamed maple. O braço em maple possui polimento acetinado e a escala é percorrida por trastes em aço inox que estão ‘escalopados’ na zona mais aguda (do 15º ao 22º). Os PUs, em configuração HSS, são o humbucker Fishman Fluence Modern e os single-coils Fishman Fluence Single Width. Os afinadores de bloquieo são Gotoh. Uma vez mais, podem consultar mais detalhes e specs no site oficial ESP SN Series.

Leave a Reply