Depois do modelo Custom Shop, do Master Builder Paul Waller, de 2020, a Fender trouxe a réplica da Rocky Strat de George Harrison para um patamar económico mais próximo dos comuns mortais com a nova versão Artist Signature.
A Fender, como manda a sua tradição, abriu a NAMM 2020 com a festa da Custom Shop, onde o grosso dos trabalhos dos Master Builders é exposto e submetido a leilão entre vários lojistas de todo o mundo e também onde surgem os primeiros modelos de edição limitada. Nesse ano, a jóia da coroa foi a Rocky Strat de George Harrison, originalmente uma Sonic Blue Strat que o guitarrista dos Beatles comprou em 1963.
A reconstituição da guitarra foi um trabalho de Paul Waller, através de um minucioso processo de engenharia invertid. O corpo, braço (com um raríssimo perfil “C” assimétrico), os PUs e circuito são uma fidelíssima emulação de como Harrison usava o modelo que comprou durante as sessões de “Help” – nessa ocasião, o roadie Mal Evans foi confiado com a missão de encontrar uma Stratocaster para Harrisoin e outra para Lennon. Em “Help” ouviu-se pela primeira vez uma Stratocaster gravada na discografia dos Fab Four.
Nesta altura iam longe dos primeiros tempos dos Beatles e os dias das Rickenbacker e da sua guitarra mais famosa, a Gretsch Duo Jet. Harrison, quiçá influenciado por Clapton, era cada vez mais fã dos modelos clássicos da Gibson e da Fender. Aliás, em 1968, Clapton ofereceu uma Les Paul Standard de ’57 ao seu amigo. A guitarra, originalmente Goldtop, foi transformada num Cherry Red. Foi a guitarra que gravou “While My Guitar Gently Weeps” e que Clapton usou ainda em muitas sessões de “All Things Must Pass”. A guitarra foi alvo de versão Custom Shop da Gibson. Mas Harrison estava mais fixo na Fender. E depois da descoberta e intensa utilização da peculiar Rosewood Telecaster, de ’68, nos dois últimos trabalhos dos Beatles, no álbum “All Things Must Pass” o músico celebrizou duas Strats: a “Bangladesh Strat” e a Rocky Strat. A primeira recebeu a sua alcunha por ter estado sob foco permanente no “Concert For Bangladesh”, em 1971. É um modelo dos anos 50 da Fender, com escala em maple e o acabamento completamente “lixado”, com a madeira do corpo completamente nua. E a Rocky Stratocaster era a guitarra que Harrison usava para fazer slide.
A pintura terá sido feita na altura de “Sgt. Pepper’s” ou no filme “Magical Mistery Tour”. A escala era rosewood, o braço é datado de Dezembro de 1961 e o serial number é 83840. Em Dezembro de 1969, Harrison pintou os motivos “Bebopalula” na parte superior do corpo, “Go Cat Go” no pickguard e “Rocky” no headstock. Todas as expressões e o decalque original Grimwoods foram reproduzidos neste modelo de Paul Waller. A guitarra chegou ao mercado no final de Setembro de 2020, para aqueles que tinham uns €26,549 para rebentar.
Agora chegou a versão Artist Signature, que faz descer consideravelmente o escala de preço em relação à versão Fender Custom Shop. A nova George Harrison Rocky Stratocaster apresenta um corpo em alder, com um acabamento que faz réplica da pintura artesanal do Silent Beatle, desde padrões concêntricos Day-Glo e motivos do pickguard até ao decalque da loja de música Grimwoods na face posterior da cabeça.
Naturalmente, esta Strat não é um modelo do início dos anos 60, mas de acordo com a herança da década do instrumento original, a Stratocaster George Harrison Rocky foi equipada com afinadores estilo vintage e ponte Synchronized Tremolo com 6 saddles de aço. O pickguard de três folhas mint green (tradicionalmente instalado em Strats de 1959 a 1965), juntamente com botões de controlo brancos e envelhecidos, tal como o switch, contribuem para a vibração dos anos 60. Tal como as Strats construídas entre 1959 e 1962, esta guitarra possui uma escala rosewood de 21 trastes, de 7,25″ de raio, sobre um sólido braço de maple – a Fender descreve o perfil como um “C” dos anos 60. Três pickups Stratocaster estilo ’60s emprestam-lhe o tipo de sons limpos e brilhantes que tornaram este design no mais clássico da Fender, nos anos que se sequiram ao seu lançamento em 1954.
Mais detalhes na Fender.
Um pensamento sobre “Fender George Harrison Rocky Stratocaster (Artist Signature)”