Há muito anunciada, a guitarra Les Paul Special da Gibson e Rick Beato estreou com um corpo mais fino e, consequentemente mais leve (pensem em SG em vez de LP), com electrónica bem simples e com um acabamento muito especial.
Foi ainda em Janeiro de 2021 que o YouTuber Rick Beato anunciou que o seu modelo de assinatura Gibson estava prestes a chegar, baseado no seu modelo pessoal Les Paul Special DC. Perito em música, guitarrista e produtor, Rick Beato deu a notícia sobre a nova guitarra de assinatura durante o seu livestream de passagem de ano 20/21. Portanto, o «prestes a chegar» ainda demorou um pouco.
Aliás, as coisas ainda recuam mais uns meses. «Há cerca de um ano», disse Beato, «fui abordado por Cesar [Gueikian, CMO da Gibson] sobre ter uma assinatura Gibson, e perguntou-me: ‘Se tivesses uma guitarra de assinatura, o que seria?’ E eu disse que gostaria de ter uma Les Paul Special DC, como a minha TV Yellow. E por isso sou agora um endorser Gibson desde há algumas semanas».
Beato mencionou ainda que a nova guitarra estava, na altura, a ser submetida a várias configurações de protótipos e deveria ser lançada dentro de alguns meses. «Tenho um protótipo, mas ainda não consegui o próximo. Mas a guitarra vai sair este verão. Vou doar todos os lucros a uma instituição de caridade musical sobre a qual falarei mais tarde, à medida que nos aproximarmos da data de lançamento», afirmou Beato, acrescentando: «É realmente excitante. Uma guitarra com assinatura. Assim que tiver o protótipo certo, vou começar a tocá-la no canal». Beato, cujo canal YouTube tem mais de dois milhões de assinantes, é um dos muito poucos endorsers da Gibson que não é artista ou associado a uma determinada banda.
Em 2007, a marca anunciou a KS-336, um modelo de assinatura para o actor e coleccionador de guitarras Kiefer Sutherland. Faltava a assinatura que, depois de oficialmente anunciada em Abril passado, foi agora introduzida no mercado.

Este modelo double-cutaway aproxima-se da estética das guitarras preferidas de Beato: a sua TV Yellow Les Paul Special e a sua Pelham Blue Les Paul Standard. O seu corpo em mogno é mais fino (1.5”) que o de uma Les Paul Special DC normal, o que reduz o peso para pouco mais de três quilogramas. Aliás, para este confortável peso, muito contribui o acabamento TV Blue Mist em nitrocelulose com o tratamento No Grain Filler.
O braço, também em mogno, possui uma escala em rosewood indiano, atravessada por 22 trastes médio-jumbo, pestana Graph Tech e um binding creme simples. O design do tróculo permite um acesso facilitado às zonas mais agudas da escala. No hardware destaca-se a ponte Tune-O-Matic, com stopbar tailpiece e afinadores vintage deluxe. A electrónica serve um par de pickups P-90, com controlos individuais de volume e tone e switch de três vias. Por fim, a assinatura de Beato está impressa na tampa do truss rod.
Todas as receitas das vendas da guitarra irão beneficiar a fundação Save The Music, que ajuda a tornar a educação musical mais amplamente acessível aos estudantes da escola pública nos Estados Unidos da América. A guitarra vale 2 mil dólares. Podem ver mais detalhes na página oficial, na Gibson.