Jackson Revela as Primeiras Novas Guitarras USA em 20 Anos

Nova série Soloist SL3, que inclui quatro acabamentos, é a primeira fabricada em Corona (fábrica californiana da Fender) em duas décadas. Até ao final de 2022, vão ainda chegar três novos modelos nas gamas Pro Series e MJ Series.

A Jackson Guitars lançou um novo modelo Soloist. Até aqui tudo meio banal, não fora a SL3 tratar-se da primeira série de guitarras de fabrico norte-americano da marca desde que esta foi comprada pela Fender, no início dos anos 2000. As guitarras apresentam um conjunto de especificações orientadas para tocar pesado e rápido. A Jackson refere mesmo, no press release, que são dirigidas propositadamente a uma «nova geração de shredders». A marca apresentou ainda três novos modelos inseridos na rentrée da Fender Musical Instruments Corporation e que vão chegar nos últimos três meses de 2022. São duas assinaturas Pro Series e uma Randy Rhoads, pelas quais começamos…

Pro Series Signature Rob Cavestany Death Angel | Anteriormente disponível apenas como modelo de assinatura por encomenda da Jackson Custom Shop, esta Pro Series com acabamento em Satin Black surge num corpo em nyatoh, com o “corno” inferior num corte C mais pronunciado a desimpedir o acesso aos trastes agudos. Na ponte surge um EMG 81 e no braço um EMG HA, pickup que nos é menos familiar, mas referido como dono de um som limpo, quente e harmonicamente rico. A guitarra chega ao mercado em Novembro.

Signature Josh Smith Soloist SL7 ET | Este modelo de 7 cordas do guitrrista fundador do metalcore dos Northlane tem um comprimento de escala de 27 polegadas e um corpo Soloist em alder, emparelhado com um pescoço de maple caramelizado e reforçado com grafite. A escala é de ébano com raio composto (12”-16”) e é percorrida 24 trastes jumbo. A sua curvatura vai ficando mais pronunciado próximo da pestana, o que Jackson refere permitir maior conforto nos acordes. Configuração HS nos pickups com a assinatura de Smith, um conjunto Bare Knuckle Impulse. O humbucker Impulse é especialmente desenvolvido para afinações graves. Estará disponível em Dezembro, com um acabamento Aquamarine.

MJ Series Rhoads RRT | Este modelo no acabamento Snow White vem continuar o legado heavy metal de Randy Rhoads. O corpo é basswood. O braço é composto por três peças e maple e reforçado por varas de grafite. A escala em ébano de raio composto (12”-16”) possui 22 trastes jumbo, com os entalhes sharkfin em perlado. Esta Rhoads RRT vem equipada com um Seymour Duncan JBTM SH-4 (ponte) e um Seymour Duncan Jazz SH-2N (braço). Para os controlar, há um switch de três vias, um botão de volume e um de tone único. Este modelo está também disponível em Novembro.

SOLOIST SL3

Os elegantes designs tipo S apresentam braço em maple (três peças), reforçado por um par de varas de grafite – que pretendem assegurar a maior estabilidade possível do brapço nas oscilações de humidade. O braço é encimado por escala de raio composto (12”-16”) em ébano. Teoricamente, os bends tornam-se mais fáceis de executar nos trastes mais agudos. Visualmente, fica tudo mais escuro e elegante. Por fim, o acesso ao truss rod faz-se, de forma fácil, pelo tróculo.

A electrónica centra-se numa configuração HSS da Seymour Duncan: um humbucker JB TB-4 (ponte) e os single-coils Custom Flat Strat SSL-6 (meio e braço). O pickup do meio é bobinado no inverso, invertendo (passe a redundância) a sua polaridade, o que significa que a selecção conjunta dos dois single-coils irá oferecer um som pseudo-humbucker. O hardware é preto em qualquer um dos acabamentos. Destaca-se o locking vibrato Floyd Rose 1500 (Olá, divebombs).

Os quatro acabamentos disponíveis são Riviera Blue, Platinum Pearl, Gloss Black e Slime Green Satin. Todos se apresentam com matching headstock. São bonitas para caracinhas! As novas Soloist SL3 estão no mercado com o preço de venda recomendado nos €2899.

Um pensamento sobre “Jackson Revela as Primeiras Novas Guitarras USA em 20 Anos

Leave a Reply